Para quem pensa em começar um negócio, saber como abrir um supermercado pode ser a melhor alternativa. Afinal, todo mundo precisa comprar comida e as vendas desse setor estão em alta em 2025.
É o que diz a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Segundo dados relativos a março de 2025, o crescimento das vendas de hipermercados, produtos alimentícios, supermercados, fumo e bebidas foi de 0,4% em comparação com fevereiro do mesmo ano.
Apesar de o percentual parecer pequeno, é representativo devido à alta da inflação. Além disso, o segmento representa 56,4% do varejo de bens de consumo. Portanto, é bastante significativo.
Para entender melhor, neste post vamos explicar quanto custa para abrir um supermercado, como montar e quais são as vantagens de ter esse negócio. Continue a leitura e entenda!
Por que abrir um supermercado?
Existem vários motivos para abrir um supermercado. Veja os principais para você empreender nesse segmento do varejo:
- demanda constante, já que os alimentos e produtos de higiene e limpeza são essenciais para todas as pessoas;
- diversificação de produtos, o que assegura a atração de um público diversificado;
- maior potencial de fidelização de clientes, quando você investe em atendimento e produtos de qualidade, além de preços competitivos;
- flexibilidade operacional, porque é possível se adequar facilmente às preferências dos consumidores e tendências de mercado;
- melhor relacionamento com a comunidade local, já que o seu supermercado se torna um ponto central e isso fortalece a sensação de conveniência e confiabilidade;
- facilidade em atrair clientes novos, porque você pode investir no delivery.
Assim, existem diversas oportunidades ao saber como abrir um supermercado. Para ter sucesso, é necessário investir em boas práticas e fazer um estudo eficiente, que ajude a identificar os pontos fortes e fracos, forças e fraquezas.
Uma dica é usar a análise SWOT, que tem justamente esse objetivo. Também chamada de FOFA, essa metodologia é fundamental para identificar a conjuntura em que sua empresa se insere e descobrir as chances de melhoria.
Quais são os tipos de supermercado?
Os tipos de supermercado são variados e essa característica influencia as operações e até as mercadorias vendidas. A seguir, trazemos as possibilidades e os detalhes de cada modelo.
Supermercado grande
É um negócio de grande porte, com amplo mix de produtos. Assim, atrai um público diversificado e trabalha diferentes categorias de mercadorias, como produtos frescos, açougue, padaria, seção de higiene e limpeza etc.
O ponto negativo é a necessidade de fazer um investimento inicial elevado. É preciso de um espaço maior e um gasto mais significativo com estoque inicial, equipamentos e funcionários.
Minimercado
É um supermercado pequeno, que garante facilidade no gerenciamento e menor investimento inicial. Esse modelo é ideal para bairros e comunidades, porque esse negócio valoriza a proximidade e a conveniência.
O foco é a oferta de produtos essenciais e de alto giro. Por serem menores, o empresário costuma gerenciar o negócio e centralizar a maioria das atividades.
Mercearia
Costuma ser enquadrada como minimercado, mas a mercearia vende ainda menos produtos. O objetivo é atender a demandas de emergência e repor os itens que faltam na despensa.
Empório
É uma opção especializada, com grande diversidade de produtos, especialmente secos, molhados e especiarias. Costuma ser implementado em mercados centrais devido à grande circulação de pessoas.
Hipermercado
É um supermercado que também vende roupas e acessórios. Ou seja, tem a seção de magazine.
Vale a pena saber como montar um supermercado de qualquer tipo. A sua escolha vai variar conforme a sua preferência, a demanda do local e, claro, o orçamento disponível.
Como abrir um supermercado?
Para saber como abrir um supermercado, é preciso seguir algumas etapas. Saiba o que fazer para aumentar as suas chances de sucesso.
Faça um plano de negócios
O plano de negócios analisa concorrência, potenciais clientes, ações de marketing e estoque etc. É um guia do que você precisa fazer para atrair clientes, vender mais, aumentar seu faturamento e alcançar bons resultados.
Execute um bom planejamento financeiro
Para entrar no mundo do empreendedorismo, um bom planejamento financeiro se torna indispensável. Identifique o orçamento disponível, avalie os custos iniciais e o capital de giro necessário para manter o funcionamento do negócio. Aqui, vale a pena considerar:
- aluguel e reformas do espaço;
- equipamentos e tecnologias, como caixa registradora, freezer, prateleiras e gôndolas;
- estoque inicial, que seja diversificado e atenda às demandas dos clientes;
- folha de pagamento;
- contas mensais, como luz, água, internet etc.;
- reposição de estoque.
Defina a localização
Para descobrir como montar um supermercado e ter sucesso, você precisa escolher a melhor localização. Defina um lugar com alto fluxo de pessoas, espaço de estacionamento e fácil acesso. Ainda analise a concorrência do local e a densidade populacional da área.
Selecione o mix de produtos
Verifique os produtos que você vai disponibilizar aos clientes. Monte um estoque diversificado, com itens de alta rotatividade. Também vale a pena ter algumas mercadorias sazonais e produtos locais.
Por exemplo, aposte em itens de datas comemorativas, como produtos de festa junina, a exemplo do pinhão, amendoim, paçoca, pipoca e outros. De toda forma, tenha em mente que é fundamental ajustar o mix de mercadorias conforme a renda das pessoas da região.
Em um bairro de alto padrão, vale a pena ter itens importados, de muita qualidade. Já em um local com mais indústria ou comércio, produtos de consumo rápido podem ser uma boa alternativa.
Para adquirir o seu estoque, você também precisa de bons fornecedores. No iFood Shop, você encontra mais de 900 parceiros em potencial com preços competitivos e as melhores condições de pagamento.
Tenha uma equipe de funcionários de qualidade
Ao saber como abrir um supermercado, você precisa contabilizar a equipe de funcionários. Será necessário ter pessoas para o caixa, reposição de produtos, gerência, estoque, compras, limpeza, suporte administrativo, segurança e mais.
Lembre-se de investir em capacitação. Aqui, você pode contar com o iFood Decola, uma plataforma com cursos online gratuitos com certificado grátis para imprimir. Assim, você vê mais estratégias sobre marketing, gestão financeira e tudo o que precisa para ter sucesso.
Planeje o layout do supermercado
Um dos principais fatores em um supermercado é o layout. Tenha um espaço para o escritório, uma área para banheiro e corredores amplos e espaçosos. Deixe os caixas e expositores na saída da loja para as compras por impulso.
Tenha uma boa estratégia de divulgação
Adote ações de marketing digital e offline para divulgar o seu supermercado e atrair clientes. Aqui, vale a pena ter perfis nas redes sociais, distribuir panfletos, fazer promoções e o que mais achar necessário. Além disso, tenha um cadastro nos aplicativos de delivery.
No iFood, você tem várias alavancas promocionais e a possibilidade de atender uma gama de clientes muito maior. Assim, você atende um grande número de pessoas e aumenta as suas vendas e o seu faturamento.
Quanto custa para abrir um supermercado?
O custo para abrir um supermercado oscila entre R$20 mil e R$500 mil, porque depende da estrutura e do tamanho do local. Em média, o gasto por metro quadrado fica em cerca de R$3 mil. Porém, esse valor não inclui despesas com obras, que podem elevar o investimento de maneira significativa.
Como precificar os produtos de um supermercado?
Para precificar os produtos de um supermercado, cumpra as seguintes etapas:
- analise os custos: considere os fixos (que são pagos todos os meses, como aluguel e salários), variáveis (que oscilam conforme as vendas, por exemplo, estoque) e de aquisição (como de transporte, impostos e fornecedores);
- defina a margem de lucro: verifique qual percentual você deseja obter sobre o custo. O objetivo é pagar as despesas e ainda ter algum ganho;
- considere os preços aplicados pela concorrência: veja se você aplica valores competitivos;
- mantenha o cadastro de produtos atualizado: anote o custo de compra, o preço de venda, a margem de lucro e mais;
- use a fórmula da precificação inteligente: some custos, despesas e margem de lucro para chegar ao preço de venda.
Sobre a margem de lucro, o Sebrae indica entre 4% e 6% para atacadistas e entre 10% e 15% para lojas e comércios. No entanto, muitos supermercados aplicam entre 1% e 2%.
Dicas para aumentar o sucesso do seu supermercado
- Descubra a faixa de renda das pessoas do entorno do seu supermercado. Esse fator deve influenciar o mix de produtos, as ações de marketing e mais.
- Tenha um horário de atendimento flexível, que atenda às demandas dos seus clientes.
- Ofereça a entrega em domicílio. O delivery é uma estratégia importante para ter um diferencial competitivo.
- Invista em um bom layout e na sinalização correta.
- Coloque produtos estratégicos na saída da loja para incentivar as compras impulsivas.
- Tenha um cardápio digital bem estruturado para oferecer aos clientes do delivery.
- Divulgue seus produtos, serviços e ofertas nas redes sociais.
- Crie um cartão de fidelidade, porque essa é uma ação que incentiva a recompra.
- Invista em cupons de desconto para incentivar a compra no iFood.
- Ofereça um bom atendimento ao cliente, com foco em um relacionamento de longo prazo.
Aumente seu faturamento e ganhe visibilidade com o iFood
Com todas essas informações, você já sabe como abrir um supermercado e a quais detalhes precisa atentar. Também entendeu que ter o serviço de delivery é crucial para a sua vantagem competitiva, especialmente quando você tem um perfil no iFood.
Afinal, você aumenta a sua visibilidade e tem muito mais chances de aumentar as suas vendas. Sem contar que pode personalizar o seu cardápio da forma correta para atrair os clientes para os produtos mais vendidos, com maior margem de lucro etc. Tudo depende da sua estratégia.
Agora, é só fazer o seu perfil no iFood e começar. Assim, você descobriu como abrir um supermercado e quais estratégias ajudam a garantir o seu sucesso. Então, é só investir no iFood e ver a sua clientela aparecer e os pedidos surgirem.
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