Como abrir um supermercado: dicas + quanto custa

Quer saber como abrir um supermercado? Confira as principais dicas para ter sucesso com esse negócio!

Para quem pensa em começar um negócio, saber como abrir um supermercado pode ser a melhor alternativa. Afinal, todo mundo precisa comprar comida e as vendas desse setor estão em alta em 2025.

É o que diz a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Segundo dados relativos a março de 2025, o crescimento das vendas de hipermercados, produtos alimentícios, supermercados, fumo e bebidas foi de 0,4% em comparação com fevereiro do mesmo ano.

Apesar de o percentual parecer pequeno, é representativo devido à alta da inflação. Além disso, o segmento representa 56,4% do varejo de bens de consumo. Portanto, é bastante significativo.

Para entender melhor, neste post vamos explicar quanto custa para abrir um supermercado, como montar e quais são as vantagens de ter esse negócio. Continue a leitura e entenda!

Por que abrir um supermercado?

Existem vários motivos para abrir um supermercado. Veja os principais para você empreender nesse segmento do varejo:

  • demanda constante, já que os alimentos e produtos de higiene e limpeza são essenciais para todas as pessoas;
  • diversificação de produtos, o que assegura a atração de um público diversificado;
  • maior potencial de fidelização de clientes, quando você investe em atendimento e produtos de qualidade, além de preços competitivos;
  • flexibilidade operacional, porque é possível se adequar facilmente às preferências dos consumidores e tendências de mercado;
  • melhor relacionamento com a comunidade local, já que o seu supermercado se torna um ponto central e isso fortalece a sensação de conveniência e confiabilidade;
  • facilidade em atrair clientes novos, porque você pode investir no delivery.

Assim, existem diversas oportunidades ao saber como abrir um supermercado. Para ter sucesso, é necessário investir em boas práticas e fazer um estudo eficiente, que ajude a identificar os pontos fortes e fracos, forças e fraquezas.

Uma dica é usar a análise SWOT, que tem justamente esse objetivo. Também chamada de FOFA, essa metodologia é fundamental para identificar a conjuntura em que sua empresa se insere e descobrir as chances de melhoria.

Quais são os tipos de supermercado?

Os tipos de supermercado são variados e essa característica influencia as operações e até as mercadorias vendidas. A seguir, trazemos as possibilidades e os detalhes de cada modelo.

Supermercado grande

É um negócio de grande porte, com amplo mix de produtos. Assim, atrai um público diversificado e trabalha diferentes categorias de mercadorias, como produtos frescos, açougue, padaria, seção de higiene e limpeza etc.

O ponto negativo é a necessidade de fazer um investimento inicial elevado. É preciso de um espaço maior e um gasto mais significativo com estoque inicial, equipamentos e funcionários.

Minimercado

É um supermercado pequeno, que garante facilidade no gerenciamento e menor investimento inicial. Esse modelo é ideal para bairros e comunidades, porque esse negócio valoriza a proximidade e a conveniência.

O foco é a oferta de produtos essenciais e de alto giro. Por serem menores, o empresário costuma gerenciar o negócio e centralizar a maioria das atividades.

Mercearia

Costuma ser enquadrada como minimercado, mas a mercearia vende ainda menos produtos. O objetivo é atender a demandas de emergência e repor os itens que faltam na despensa.

Empório

É uma opção especializada, com grande diversidade de produtos, especialmente secos, molhados e especiarias. Costuma ser implementado em mercados centrais devido à grande circulação de pessoas.

Hipermercado

É um supermercado que também vende roupas e acessórios. Ou seja, tem a seção de magazine.

Vale a pena saber como montar um supermercado de qualquer tipo. A sua escolha vai variar conforme a sua preferência, a demanda do local e, claro, o orçamento disponível.

Caixa de supermercado passa os itens de uma cliente

Como abrir um supermercado?

Para saber como abrir um supermercado, é preciso seguir algumas etapas. Saiba o que fazer para aumentar as suas chances de sucesso.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios analisa concorrência, potenciais clientes, ações de marketing e estoque etc. É um guia do que você precisa fazer para atrair clientes, vender mais, aumentar seu faturamento e alcançar bons resultados.

Execute um bom planejamento financeiro

Para entrar no mundo do empreendedorismo, um bom planejamento financeiro se torna indispensável. Identifique o orçamento disponível, avalie os custos iniciais e o capital de giro necessário para manter o funcionamento do negócio. Aqui, vale a pena considerar:

  • aluguel e reformas do espaço;
  • equipamentos e tecnologias, como caixa registradora, freezer, prateleiras e gôndolas;
  • estoque inicial, que seja diversificado e atenda às demandas dos clientes;
  • folha de pagamento;
  • contas mensais, como luz, água, internet etc.;
  • reposição de estoque.

Defina a localização

Para descobrir como montar um supermercado e ter sucesso, você precisa escolher a melhor localização. Defina um lugar com alto fluxo de pessoas, espaço de estacionamento e fácil acesso. Ainda analise a concorrência do local e a densidade populacional da área.

Selecione o mix de produtos

Verifique os produtos que você vai disponibilizar aos clientes. Monte um estoque diversificado, com itens de alta rotatividade. Também vale a pena ter algumas mercadorias sazonais e produtos locais.

Por exemplo, aposte em itens de datas comemorativas, como produtos de festa junina, a exemplo do pinhão, amendoim, paçoca, pipoca e outros. De toda forma, tenha em mente que é fundamental ajustar o mix de mercadorias conforme a renda das pessoas da região.

Em um bairro de alto padrão, vale a pena ter itens importados, de muita qualidade. Já em um local com mais indústria ou comércio, produtos de consumo rápido podem ser uma boa alternativa.

Para adquirir o seu estoque, você também precisa de bons fornecedores. No iFood Shop, você encontra mais de 900 parceiros em potencial com preços competitivos e as melhores condições de pagamento.

Tenha uma equipe de funcionários de qualidade

Ao saber como abrir um supermercado, você precisa contabilizar a equipe de funcionários. Será necessário ter pessoas para o caixa, reposição de produtos, gerência, estoque, compras, limpeza, suporte administrativo, segurança e mais.

Lembre-se de investir em capacitação. Aqui, você pode contar com o iFood Decola, uma plataforma com cursos online gratuitos com certificado grátis para imprimir. Assim, você vê mais estratégias sobre marketing, gestão financeira e tudo o que precisa para ter sucesso.

Planeje o layout do supermercado

Um dos principais fatores em um supermercado é o layout. Tenha um espaço para o escritório, uma área para banheiro e corredores amplos e espaçosos. Deixe os caixas e expositores na saída da loja para as compras por impulso.

Tenha uma boa estratégia de divulgação

Adote ações de marketing digital e offline para divulgar o seu supermercado e atrair clientes. Aqui, vale a pena ter perfis nas redes sociais, distribuir panfletos, fazer promoções e o que mais achar necessário. Além disso, tenha um cadastro nos aplicativos de delivery.

No iFood, você tem várias alavancas promocionais e a possibilidade de atender uma gama de clientes muito maior. Assim, você atende um grande número de pessoas e aumenta as suas vendas e o seu faturamento.

Quanto custa para abrir um supermercado?

O custo para abrir um supermercado oscila entre R$20 mil e R$500 mil, porque depende da estrutura e do tamanho do local. Em média, o gasto por metro quadrado fica em cerca de R$3 mil. Porém, esse valor não inclui despesas com obras, que podem elevar o investimento de maneira significativa.

Como precificar os produtos de um supermercado?

Para precificar os produtos de um supermercado, cumpra as seguintes etapas:

  • analise os custos: considere os fixos (que são pagos todos os meses, como aluguel e salários), variáveis (que oscilam conforme as vendas, por exemplo, estoque) e de aquisição (como de transporte, impostos e fornecedores);
  • defina a margem de lucro: verifique qual percentual você deseja obter sobre o custo. O objetivo é pagar as despesas e ainda ter algum ganho;
  • considere os preços aplicados pela concorrência: veja se você aplica valores competitivos;
  • mantenha o cadastro de produtos atualizado: anote o custo de compra, o preço de venda, a margem de lucro e mais;
  • use a fórmula da precificação inteligente: some custos, despesas e margem de lucro para chegar ao preço de venda.

Sobre a margem de lucro, o Sebrae indica entre 4% e 6% para atacadistas e entre 10% e 15% para lojas e comércios. No entanto, muitos supermercados aplicam entre 1% e 2%.

Dicas para aumentar o sucesso do seu supermercado

  1.  Descubra a faixa de renda das pessoas do entorno do seu supermercado. Esse fator deve influenciar o mix de produtos, as ações de marketing e mais.
  2. Tenha um horário de atendimento flexível, que atenda às demandas dos seus clientes.
  3. Ofereça a entrega em domicílio. O delivery é uma estratégia importante para ter um diferencial competitivo.
  4. Invista em um bom layout e na sinalização correta.
  5. Coloque produtos estratégicos na saída da loja para incentivar as compras impulsivas.
  6. Tenha um cardápio digital bem estruturado para oferecer aos clientes do delivery.
  7. Divulgue seus produtos, serviços e ofertas nas redes sociais.
  8. Crie um cartão de fidelidade, porque essa é uma ação que incentiva a recompra.
  9. Invista em cupons de desconto para incentivar a compra no iFood.
  10. Ofereça um bom atendimento ao cliente, com foco em um relacionamento de longo prazo.

Aumente seu faturamento e ganhe visibilidade com o iFood

Com todas essas informações, você já sabe como abrir um supermercado e a quais detalhes precisa atentar. Também entendeu que ter o serviço de delivery é crucial para a sua vantagem competitiva, especialmente quando você tem um perfil no iFood.

Afinal, você aumenta a sua visibilidade e tem muito mais chances de aumentar as suas vendas. Sem contar que pode personalizar o seu cardápio da forma correta para atrair os clientes para os produtos mais vendidos, com maior margem de lucro etc. Tudo depende da sua estratégia.

Agora, é só fazer o seu perfil no iFood e começar. Assim, você descobriu como abrir um supermercado e quais estratégias ajudam a garantir o seu sucesso. Então, é só investir no iFood e ver a sua clientela aparecer e os pedidos surgirem.

Quer ver mais detalhes sobre como começar o seu delivery? Baixe este guia do iniciante com o passo a passo para começar a vender no iFood e tenha em mãos todas as etapas importantes para se destacar no maior app de entregas do Brasil!

Foto de Por João Barcelos

Por João Barcelos

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