Descubra como vender no iFood!

Precisa de um passo a passo detalhado para aprender como vender no iFood? Então, leia esse conteúdo para entender tudo o que é preciso!
12 Min
como vender no ifood

Aumentar o desempenho de vendas e ter uma marca mais conhecida e admirada pelo público é o sonho de todo empreendedor do ramo alimentício. Para isso, é importante saber como vender no iFood, para valorizar seus produtos e conquistar clientes.

Ao inserir seu cardápio no iFood, seu negócio já tem acesso imediato a uma diversidade de potenciais clientes nos arredores. Mas é preciso diferenciar-se da concorrência e oferecer condições atrativas de compra.

Continue a leitura e saiba como vender no iFood!

Faça o cadastro no iFood

Para iniciar a sua jornada, você deve atender a alguns critérios. É interessante ter um CNPJ e um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. Você também pode vender no iFood sendo MEI. Essa formalização é crucial para a profissionalização do seu negócio, uma vez que confere benefícios à jornada de qualquer empreendedor.

Caso você não tenha CNPJ ativo, saiba que o cadastro no iFood com CPF está disponível em algumas regiões. No entanto, essa modalidade conta com algumas regras específicas, como teto de faturamento e tempo em que o contrato com CPF será vigente.

Com essas especificações, você pode cadastrar o seu negócio e partir para a etapa de selecionar qual será o seu plano.

Escolha seu plano ideal

Veja quais são os dois planos de cadastro.

Plano Básico

O mais simples dos planos é o Básico. Com ele, as lojas parceiras têm direito a:

  • gerenciar os pedidos na plataforma, por meio do Gestor de Pedidos;
  • aproveitar as estratégias de marketing;
  • conquistar descontos com programas internos;
  • participar de promoções e campanhas.

A diferença entre essa modalidade e o Plano Entrega é que, no básico, a loja parceira é quem se responsabiliza pelas entregas.

Plano Entrega

Nessa modalidade, o estabelecimento conta com todos os benefícios do Plano Básico. Além disso, ele também desfruta de:

  • apoio na entrega, com pessoas entregadoras parceiras;
  • rastreamento da entrega em tempo real;
  • atendimento até a entrega;
  • tecnologia para o gerenciamento do tempo de preparo e entrega.

Caso o seu foco seja a visibilidade do estabelecimento e você já tenha uma equipe de entrega, o Plano Básico atende às suas necessidades. Contudo, caso você queira uma experiência completa, com todo o suporte, o Plano Entrega é a melhor alternativa.

É importante checar a disponibilidade em sua região, já que o Plano Entrega não está disponível em todo o Brasil. Ambos os planos são livres de fidelidade, sem obrigatoriedade de tempo de parceria.

Construa o perfil da loja

Na barra lateral presente no Portal do Parceiro, busque o item Perfil e acesse. Na página, você poderá editar:

  • logo: para você incluir o logotipo do negócio e valorizar sua loja uma vez que ele aparece para os clientes no aplicativo;
  • imagem de capa: não esqueça de escolher uma boa foto, que destaque os seus pratos. Essa imagem também é visível para os consumidores;
  • descrição: fale um pouco sobre o que o seu estabelecimento oferece, sobre os diferenciais e os pratos principais;
  • pedido mínimo: trata-se do valor mínimo de produtos que o cliente precisa escolher na sua loja para concluir a compra.

Desenvolva o cardápio

Se você tem dúvidas sobre como estruturar o seu cardápio e deixá-lo bem atrativo para ter sucesso ao vender no iFood, confira as dicas.

Organização

Organize as categorias. Primeiro, insira as promoções e combos mais atrativos. Depois, inclua os pratos principais na ordem dos mais vendidos. Por fim, insira as sobremesas e, por último, as bebidas.

Descrição

Descreva os itens, caprichando nos detalhes de cada prato (utilize o campo “descrição” para isso). Não se esqueça de informar os ingredientes de cada produto, já que você facilita o entendimento e ainda previne as pessoas de consumirem algo que cause alergias ou prejudique a saúde (como no caso dos diabéticos).

Complementos

Ofereça complementos, proporcionando ao cliente a chance de escolher opções extras para cada prato, como o tamanho da refeição e ingredientes adicionais.

Disponibilidade

Você pode escolher em quais dias da semana algum prato fica disponível, além de definir horários para cada prato. Desse modo, você não corre o risco de oferecer algum produto que não esteja disponível na sua cozinha — e reduzir a taxa de cancelamentos.

Fotos

Uma descrição detalhada já dá água na boca, mas são as fotos que instigam de vez a vontade comer. Priorize imagens reais dos seus produtos, já que fotos genéricas não dizem muito sobre seus pratos e podem gerar uma falsa expectativa nos clientes.

Estruture o processo logístico

Conheça os processos de entrega para avaliar o que funciona melhor para o seu estabelecimento e não errar na hora de vender no iFood.

Entrega própria

Nessa modalidade, a entrega dos produtos é responsabilidade do negócio. Assim, você conta com uma equipe própria de profissionais com treinamento para atendimento, pagamento e cuidados com pedido. A desvantagem dessa estratégia é que você pode não ter pessoas suficientes para atender uma alta demanda.

Entrega Fácil

Nessa modalidade, você conta com pessoas entregadoras iFood para realizar o transporte dos produtos. Isso vale para pedidos fora do aplicativo. Vendas feitas por sites próprios, pelas redes sociais e pelo Cardápio Digital se enquadram nesse modelo.

Assim, basta acionar o serviço quando desejar que pessoas entregadoras bem treinadas se dirijam à sua loja. O Entrega Fácil pode ser contratado por estabelecimentos que utilizam o Gestor de Pedidos iFood.

Caso você trabalhe com outro sistema de gerenciamento, o iFood disponibiliza uma API para integrar à sua plataforma de venda. Outra dica importante é adquirir uma impressora para ajudar na operação de entrega.

Fidelize clientes

Para vender no iFood de forma contínua, nada melhor do que fidelizar clientes. Confira as dicas para seguir as etapas do processo.

Conheça as tendências

A primeira etapa é descobrir do que as pessoas gostam e o que elas têm consumido ultimamente. Com base nesse estudo, será possível adaptar os seus pratos para oferecer justamente aquilo que elas procuram.

Escolha um bom canal de vendas

Caso você seja parceiro do iFood, essa etapa já está bem encaminhada. O lugar que você escolhe para negociar com os clientes é tão importante quanto as vendas, já que você precisa de visibilidade e de organização nos negócios.

Ofereça um atendimento humanizado

Capriche no atendimento! Isso fará toda a diferença na decisão de um cliente de comprar novamente no seu estabelecimento. Por isso, esteja à disposição para tirar dúvidas, de forma atenciosa e prestativa. Deu problema no pedido? Tenha a calma necessária para resolver a situação com cordialidade.

Não esqueça do pós-venda

Esse é mais um detalhe que define a fidelidade de um cliente. Isso porque o processo de vendas não termina com a finalização da compra: ele engloba desde a atração do público até o pós-venda. Conheça algumas dicas para estreitar a relação com o consumidor:

  • peça avaliações;
  • ofereça cupons de desconto para as próximas entregas;
  • inicie um programa de fidelidade;
  • resolva problemas com calma e cortesia;
  • divulgue promoções;
  • anuncie novidades no cardápio.

Construa promoções e cupons

Um cupom de desconto é sempre bem-vindo e bem-visto. Ele ajuda a impulsionar as vendas, a fidelizar clientes e também a incentivar novas pessoas a adquirirem seus produtos.

Assim, ao utilizar o aplicativo, os clientes encontram facilmente estabelecimentos que estejam oferecendo algum cupom ou promoções para compras no iFood. Na própria página de navegação, as lojas que oferecem essa condição são destacadas por meio de uma tag que informa o valor do desconto.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre como construir essa estratégia de maneira precisa, o iFood oferece diversas modalidades de descontos para os clientes. Elas ajudarão a nortear o seu próprio plano!

Acompanhe os canais de comunicação

A comunicação com o iFood pode ser feita por meio de ferramentas como o blog, o YouTube, o Instagram, por e-mail e também por WhatsApp. Nesses canais, são compartilhadas promoções, premiações e conteúdos que ajudam os restaurantes a impulsionar suas vendas.

Agora que você sabe como vender no iFood, é hora firmar essa parceria e melhorar seus resultados por meio de um bom serviço de entrega, logística e maior visibilidade para o seu negócio.

Aumente seus pedidos com iFood, cadastre seu restaurante!

71 respostas

  1. Ola, boa Tarde!

    Gostaria de saber se dentro da plataforma do Ifood poço vender ferramentas/itens pequenos para reforma e construção EX: Alicate, chave de fenda, disjuntor, trena…etc “item Pequenos e leves”.

    1. Oi Janaina. Vamos te ajudar a resolver! Mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros), combinado?

  2. Boa noite,
    Em breve vou precisar inserir minha pequena empresa na Plataforma Ifood. Como devo proceder para efetuar meu cadastro e ter acesso aos Planos e valores?
    Cléa Venturini
    41 9 9894 3009

  3. Ola. Já usamos o ifood, gostaria de aprender a vender mais no Ifood, alguém pode entrar em contato comigo , não tenho um contato de vcs.

  4. Gostaria de um retorno de vocês, fiz o cadastro para começar a vender, mas não estou conseguindo entrar e começar a trabalhar, por favor preciso de um retorno pois não estou conseguindo retorno de vocês. Está dando problema na plataforma.

    1. Oi Emelize. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 😉

  5. boa tarde sou nova na empresa e gostaria de colocar o iFood pra funcionar direto já possuímos o mesmo eu só não sei como manusear.
    vc poderia me ajudar me explicando como faço pra pegar os pedidos esses informações que preciso.

    1. Olá, Maira! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  6. Meus pais vendem frango assado todos os domingos na garagem de casa…. No caso não tem cnpj.
    Consigo fazer parceria?
    Consigo incluir o produto deles aqui!?

  7. Boa noite, gostaria me informar de valores e documentação necessária para ser parceiro, estou me organizando e penso em vender pela plataforma.
    Obgd

  8. Boa tarde, gostaria de saber como funciona para vender vinhos pelo ifood. No caso trabalho em uma loja de vinhos queria fazer o cadastramento da loja para vender pelo app. Temos Cnpj e CNAE.

  9. Olá,
    Gostaria de saber se é possível fazer pedidos sob encomenda. Trabalhar não com pedidos imediatos, mas se existe pedidos para marmitas ou buffet sob encomenda com pedidos pré-datados e antecipados com datas para entrega?
    Muito obrigado.

  10. Oi Boa tarde, eu gostaria de saber se a minha mae pode oferecer os churros dela na plataforma de vocês, no momento ela só esta oferecendo churros mas logo logo iria incluir bolos de pote. Gostaria de saber se apenas com um produto ela já pode trabahar no Ifood

    1. Olá, Sergio. Tudo bem?
      No nosso chat sobre cadastro você consegue esclarecer todas as suas dúvidas! Basta você acessar este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Ao acessar o chat, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer as informações necessárias.

  11. boa noite,estou interessada em colocar meus bolos no ifood , posso programar meus dias e horários para funcionamento,pois tenho outros compromissos e não poderei trabalhar até a noite

    1. Oi, Soraia! Tudo bem? Sim, você pode configurar o melhor horário de funcionamento para você! 😉 Se você quiser saber mais sobre como se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, dê uma olhadinha na nossa página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. ❤️

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