Descubra como vender no iFood!

Precisa de um passo a passo detalhado para aprender como vender no iFood? Então, leia esse conteúdo para entender tudo o que é preciso!

Aumentar o desempenho de vendas e ter uma marca mais conhecida e admirada pelo público é o sonho de todo empreendedor do ramo alimentício. Para isso, é importante saber como vender no iFood, para valorizar seus produtos e conquistar clientes.

Ao inserir seu cardápio no iFood, seu negócio já tem acesso imediato a uma diversidade de potenciais clientes nos arredores. Afinal, chega a ser 100 milhões de pedidos por mês, marca alcançada em agosto de 2024. 

Nesse cenário, é preciso se diferenciar da concorrência e oferecer condições atrativas de compra. Como atingir esse objetivo? A resposta passa por saber como vender pelo iFood. Continue a leitura e saiba mais!

Para começar, veja as estratégias do João Barcelos, Embaixador iFood, para aumentar as vendas no aplicativo:

O que é preciso para cadastrar sua loja no iFood?

Para cadastrar sua loja no iFood, você precisa abrir um CNPJ e ter celular com sistema operacional Android ou computador com Windows 7 ou superior, conexão à internet e conta bancária de pessoa jurídica. Em algumas cidades, é possível vender com CPF, desde que você atenda aos critérios e cumpra o prazo de 12 meses para formalização do negócio.

A possibilidade de vender no iFood com CPF foi disponibilizada para incentivar o empreendedorismo digital. Se esse é o seu caso, você precisa ter um cadastro regular na Receita Federal e não ter a loja cadastrada no iFood, mesmo que em nome de outro titular.

Além disso, você deve operar em uma das cidades participantes do programa. Você pode conferir a lista de municípios integrantes na página de cadastro. Basta inserir seu CPF e ver a opção de cadastro nessa modalidade.

Atente, ainda, às regras do programa, como o prazo de 12 meses para regularização de CNPJ. Caso atinja 500 ou mais pedidos no mês ou tenha um faturamento superior a R$20 mil no período de 30 dias, a formalização deve ser realizada em 90 dias.

Posso vender no iFood como MEI?

Sim, você pode vender no iFood como MEI. O Microempreendedor Individual pode se cadastrar na plataforma, porque tem um CNPJ ativo. Da mesma forma, tem a possibilidade de participar das alavancas promocionais oferecidas. O CNAE mais adequado é o 5620-1/04.

Quais são as taxas cobradas pelo iFood?

As taxas cobradas pelo iFood variam conforme o plano escolhido. No básico, é 12% de comissão sobre os pedidos + 3,2% para pedidos pagos via iFood e mensalidade de R$110 por mês para restaurantes com faturamento acima de R$1.800 no mês. Já no Entrega, a comissão é de 23%, taxa de 3,2% e mensalidade de R$150 por mês, também com a mesma condição de receita mensal.

Você pode ver todas as taxas de vendas pelo iFood no Portal do Parceiro. Também há valores específicos para a participação de campanhas promocionais.

O que vender no iFood?

No iFood, você pode vender:

  • comidas;
  • bebidas;
  • itens de supermercado;
  • produtos de farmácia;
  • objetos de pet shop;
  • presentes;
  • brinquedos;
  • itens de casa e decoração;
  • perfumaria.

Ainda existem outras oportunidades. Veja, agora, quais foram os itens com maior crescimento nas vendas pelo iFood até novembro de 2024:

Como vender no iFood? 15 dicas para começar e se destacar

Mulher que trabalha em restaurante está em pé em frente a um notebook

1. Faça o cadastro no iFood

Para iniciar a sua jornada, você deve atender a alguns critérios. É interessante ter um CNPJ e um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. Você também pode vender no iFood sendo MEI. 

Essa formalização é crucial para a profissionalização do seu negócio, uma vez que confere benefícios à jornada de qualquer empreendedor.

Entre os CNAEs aceitos pelo iFood estão:

  • 56.11: bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento;
  • 56.12: serviços ambulantes de alimentação;
  • 56.20: serviços de catering, buffet e outros de comida preparada;
  • 47.21-1: comércio varejista de produtos de padaria, laticínios, doces, balas e similares.

Caso você não tenha CNPJ ativo, saiba que o cadastro no iFood com CPF está disponível em algumas regiões. No entanto, essa modalidade conta com algumas regras específicas, como teto de faturamento e tempo em que o contrato com CPF será vigente.

2. Acesse o Portal do Parceiro

Assim que fizer o seu cadastro, acesse o Portal do Parceiro para saber como vender no iFood com eficiência. Preencha todas as informações solicitadas e sempre atente ao ponto de vista do cliente.

Dessa forma, você trará descrições mais relevantes para o consumidores, o que chama a atenção. Portanto, esse é o primeiro passo para atrair clientes.

Tenha em mente que as informações cadastradas no Portal do Parceiro serão visualizadas pelos consumidores. Além disso, é nesse ambiente que você insere os dados do seu cardápio e ainda pode:

  • modificar o horário de funcionamento e o prazo de entrega;
  • alterar os preços dos itens vendidos;
  • inserir novos produtos no cardápio digital;
  • consultar relatórios de vendas;
  • criar promoções;
  • interromper os serviços temporariamente;
  • administrar as formas de pagamento;
  • indisponibilizar alguns produtos de forma temporária.

3. Escolha seu plano ideal

Para saber como funciona vender pelo iFood, saiba que existem dois planos de cadastro. Veja quais são eles e suas características.

Plano Básico

O mais simples dos planos é o Básico. Com ele, as lojas parceiras têm direito a:

A diferença entre essa modalidade e o Plano Entrega é que, no básico, a loja parceira é quem se responsabiliza pelas entregas.

Plano Entrega

Nesta modalidade, o estabelecimento conta com todos os benefícios do Plano Básico. Além disso, ele também desfruta de:

  • apoio na entrega, com pessoas entregadoras parceiras;
  • rastreamento da entrega em tempo real;
  • atendimento até a entrega;
  • tecnologia para o gerenciamento do tempo de preparo e entrega.

Caso o seu foco seja aparecer no iFood e você já tenha uma equipe de entrega, o Plano Básico atende às suas necessidades. Contudo, caso você queira uma experiência completa, com todo o suporte, o Plano Entrega é a melhor alternativa.

É importante checar a disponibilidade em sua região, já que o Plano Entrega não está disponível para todo o Brasil. Ambos os planos são livres de fidelidade, sem obrigatoriedade de tempo de parceria.

4. Construa o perfil da loja

Na barra lateral presente no Portal do Parceiro, busque o item Perfil e acesse. Na página, você poderá editar:

  • logo: para você incluir o logotipo do negócio e valorizar sua loja uma vez que ele aparece para os clientes no aplicativo;
  • imagem de capa: não esqueça de escolher uma boa foto, que destaque os seus pratos. Essa imagem também é visível para os consumidores;
  • descrição: fale um pouco sobre o que o seu estabelecimento oferece, sobre os diferenciais e os pratos principais;
  • pedido mínimo: trata-se do valor mínimo de produtos que o cliente precisa escolher na sua loja para concluir a compra.

5. Desenvolva o cardápio

Homem e mulher estão com aventais em uma cozinha e decidem o menu do restaurante no notebook

Se você tem dúvidas sobre como montar o seu cardápio e deixá-lo bem atrativo para ter sucesso ao vender no iFood, confira as dicas.

Organize as categorias

Primeiro, insira as promoções e crie combos atrativos. Depois, inclua os pratos principais na ordem dos mais vendidos. Por fim, insira as sobremesas e, por último, as bebidas.

Descreva os itens

Capriche nos detalhes de cada prato (utilize o campo “descrição” para isso). Não se esqueça de informar os ingredientes de cada produto, já que você facilita o entendimento e ainda previne as pessoas de consumirem algo que cause alergias ou prejudique a saúde (como no caso dos diabéticos).

Aproveite para usar a inteligência artificial, que contribui para a otimização do seu cardápio. Ela apresenta sugestões de melhorias e facilita o processo de inclusão de itens.

Ofereça complementos

Os complementos proporcionam ao cliente a chance de escolher opções extras para cada prato, como o tamanho da refeição e ingredientes adicionais.

Defina a disponibilidade dos produtos

Você pode escolher em quais dias da semana e horários algum prato fica disponível. Desse modo, você não corre o risco de oferecer algum produto que não esteja disponível na sua cozinha — e isso ajuda a reduzir a taxa de cancelamentos e estornos.

Faça boas fotos

Uma descrição detalhada já dá água na boca, mas são as fotos que instigam de vez a vontade de comer. Priorize imagens reais dos seus produtos, já que fotos genéricas não dizem muito sobre seus pratos e podem gerar uma falsa expectativa nos clientes.

6. Estruture o processo logístico

Conheça os processos de entrega de comida para avaliar o que funciona melhor para o seu estabelecimento e não errar na hora de saber como funciona o iFood para vender. A seguir, apresentamos as possibilidades.

Entrega própria

Nesta modalidade, a entrega dos produtos é responsabilidade do negócio. Assim, você conta com uma equipe própria de profissionais com treinamento para atendimento, pagamento e cuidados com pedido. A desvantagem dessa estratégia é que você pode não ter pessoas suficientes para atender uma alta demanda.

Sob Demanda

No Sob Demanda, você conta com pessoas entregadoras do iFood para realizar o transporte dos produtos. Isso vale para pedidos feitos dentro e fora do aplicativo.

Assim, basta acionar o serviço quando desejar que pessoas entregadoras bem treinadas se dirijam à sua loja. O Sob Demanda já vem ativado e pode ser contratado por estabelecimentos por meio do Gestor de Pedidos iFood.

Saiba mais sobre o Sob Demanda assistindo à explicação do João Barcelos:

7. Qualifique as pessoas entregadoras

As pessoas entregadoras são um dos pontos de contato do cliente e têm a responsabilidade de entregar o produto com rapidez e qualidade. Por isso, eles precisam passar por treinamentos relativos a atendimento, boas práticas, uso de embalagens etc.

Além disso, eles devem ter a habilitação certa e ter capacitação em direção defensiva, segurança com pessoas entregadoras e mais. Tudo isso ajuda a garantir o melhor resultado possível para o seu cliente.

Tenha em mente que, se você optar pelo Sob Demanda, essa responsabilidade deixa de ser sua. Então, pode ser a oportunidade de saber como vender no iFood se preocupando apenas com a qualidade dos produtos e serviços.

8. Divulgue o seu restaurante

Estar no iFood é uma forma de ter mais visibilidade e atingir mais pessoas que podem ser potenciais clientes. No entanto, você também deve fazer uma boa divulgação via redes sociais, WhatsApp, site, anúncios patrocinados etc.

Além disso, busque atender aos critérios para receber o selo Super Restaurante iFood. Esse programa de reconhecimento traz ainda mais visibilidade e você não paga nenhuma taxa extra.

9. Fidelize clientes

Para vender no iFood de forma contínua, nada melhor do que fidelizar clientes. Confira as dicas para seguir as etapas do processo.

Conheça as tendências

A primeira etapa é descobrir o que as pessoas gostam e o que elas têm consumido ultimamente. Com base nesse estudo, será possível adaptar os seus pratos para oferecer justamente aquilo que elas procuram.

Por exemplo, o estudo Mandala Galunion Food & Tech Trends 2024 mostrou que 38% dos consumidores compram ou têm intenção de adquirir produtos que apelem à saúde física e/ou mental. Então, você pode investir na alimentação saudável, no cardápio vegano etc.

Escolha um bom canal de vendas

Sabendo como vender pelo iFood, você já tem essa etapa bem encaminhada. O lugar que você escolhe para negociar com os clientes é tão importante quanto as vendas, já que você precisa de visibilidade e de organização nos negócios.

Ofereça um atendimento humanizado

Capriche no atendimento! Isso fará toda a diferença na decisão de um cliente de comprar novamente no seu estabelecimento. Por isso, esteja à disposição para tirar dúvidas, de forma atenciosa e prestativa. Deu problema no pedido? Tenha a calma necessária para resolver a situação com cordialidade.

Não esqueça do pós-venda

Esse é mais um detalhe que define a fidelidade de um cliente. Isso porque o processo de vendas não termina com a finalização da compra: ele engloba desde a atração do público até o pós-venda. Conheça algumas dicas para estreitar a relação com o consumidor:

  • peça avaliações;
  • ofereça cupons de desconto para as próximas entregas;
  • inicie um programa de fidelidade;
  • resolva problemas com calma e cortesia;
  • divulgue promoções;
  • anuncie novidades no cardápio.

10. Construa promoções e cupons

Um cupom de desconto é sempre bem-vindo e bem-visto. Ele ajuda a impulsionar as vendas, a fidelizar clientes e também a incentivar novas pessoas a adquirirem seus produtos.

Assim, nas vendas pelo iFood, os clientes encontram facilmente estabelecimentos que estejam oferecendo algum cupom ou promoções para compras no aplicativo. Na própria página de navegação, as lojas que oferecem essa condição são destacadas por meio de uma tag que informa o valor do desconto.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre como construir essa estratégia de maneira precisa, o iFood oferece diversas modalidades de descontos para os clientes. Elas ajudarão a nortear o seu próprio plano!

11. Acompanhe os canais de comunicação

A comunicação com o iFood pode ser feita por meio de ferramentas como o blog, o YouTube, o Instagram, por e-mail e também por WhatsApp. Nesses canais, são compartilhadas promoções, premiações e conteúdos que ajudam os restaurantes a impulsionarem suas vendas.

12. Compre com o iFood Shop

O iFood Shop é uma plataforma de compras específica para as lojas parceiras que reúne mais de 900 fornecedores. Ao se cadastrar e entrar nesse ambiente virtual, você encontra as melhores opções de produtos, como:

Ainda existem outras possibilidades e você pode fazer as compras com preços diferenciados. Assim, todas as demandas ficam concentradas nessa plataforma para aproveitar quando necessário.

13. Venda com a Maquinona

A conta digital iFood Pago é voltada para a saúde financeira dos restaurantes parceiros da nossa plataforma. Ela traz vantagens exclusivas, como PIX ilimitado e emissão de boletos gratuitos. O destaque, porém, é a Maquinona.

Essa máquina de crédito do iFood Pago permite fazer promoções e conceder cashback aos clientes, além de centralizar os dados de pagamento de salão e delivery. Dessa forma, você tem mais informações e pode tomar decisões acertadas sobre como vender no iFood.

14. Analise os dados do Portal do Parceiro

Os dados do iFood no Portal do Parceiro são importantes para identificar tendências, verificar quais produtos vendem mais, como está a gestão financeira do restaurante e mais. Isso permite tomar melhores decisões a partir da implementação de uma cultura data-driven.

15. Use o iFood E-commerce

Uma nova solução criada pelo iFood, o iFood E-commerce é multicanal e permite controlar o seu negócio a partir de um local específico. Ao acessá-lo, você consegue:

  • gerenciar os diferentes canais de vendas;
  • centralizar a gestão, caso tenha mais de uma loja cadastrada;
  • ter mais eficiência operacional e controle;
  • personalizar o site com sua marca;
  • fazer uma gestão fácil, com interface intuitiva e amigável.

Além disso, quem já é parceiro iFood faz a integração de forma simplificada para ter acesso a esse sistema de gestão unificado. Com isso, gerencia o seu negócio e todos os pedidos.

Agora que você sabe como vender no iFood, é hora firmar essa parceria e melhorar seus resultados por meio de um bom serviço de entrega, logística e mais visibilidade para o seu negócio.

Então, que tal aproveitar para colocar todas essas dicas em prática? Aumente seus pedidos com iFood, cadastre seu restaurante!

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

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Respostas de 71

  1. Ola, boa Tarde!

    Gostaria de saber se dentro da plataforma do Ifood poço vender ferramentas/itens pequenos para reforma e construção EX: Alicate, chave de fenda, disjuntor, trena…etc “item Pequenos e leves”.

    1. Oi Janaina. Vamos te ajudar a resolver! Mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros), combinado?

  2. Boa noite,
    Em breve vou precisar inserir minha pequena empresa na Plataforma Ifood. Como devo proceder para efetuar meu cadastro e ter acesso aos Planos e valores?
    Cléa Venturini
    41 9 9894 3009

  3. Ola. Já usamos o ifood, gostaria de aprender a vender mais no Ifood, alguém pode entrar em contato comigo , não tenho um contato de vcs.

  4. Gostaria de um retorno de vocês, fiz o cadastro para começar a vender, mas não estou conseguindo entrar e começar a trabalhar, por favor preciso de um retorno pois não estou conseguindo retorno de vocês. Está dando problema na plataforma.

    1. Oi Emelize. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 😉

  5. boa tarde sou nova na empresa e gostaria de colocar o iFood pra funcionar direto já possuímos o mesmo eu só não sei como manusear.
    vc poderia me ajudar me explicando como faço pra pegar os pedidos esses informações que preciso.

    1. Olá, Maira! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  6. Meus pais vendem frango assado todos os domingos na garagem de casa…. No caso não tem cnpj.
    Consigo fazer parceria?
    Consigo incluir o produto deles aqui!?

  7. Boa noite, gostaria me informar de valores e documentação necessária para ser parceiro, estou me organizando e penso em vender pela plataforma.
    Obgd

  8. Boa tarde, gostaria de saber como funciona para vender vinhos pelo ifood. No caso trabalho em uma loja de vinhos queria fazer o cadastramento da loja para vender pelo app. Temos Cnpj e CNAE.

  9. Olá,
    Gostaria de saber se é possível fazer pedidos sob encomenda. Trabalhar não com pedidos imediatos, mas se existe pedidos para marmitas ou buffet sob encomenda com pedidos pré-datados e antecipados com datas para entrega?
    Muito obrigado.

  10. Oi Boa tarde, eu gostaria de saber se a minha mae pode oferecer os churros dela na plataforma de vocês, no momento ela só esta oferecendo churros mas logo logo iria incluir bolos de pote. Gostaria de saber se apenas com um produto ela já pode trabahar no Ifood

    1. Olá, Sergio. Tudo bem?
      No nosso chat sobre cadastro você consegue esclarecer todas as suas dúvidas! Basta você acessar este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Ao acessar o chat, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer as informações necessárias.

  11. boa noite,estou interessada em colocar meus bolos no ifood , posso programar meus dias e horários para funcionamento,pois tenho outros compromissos e não poderei trabalhar até a noite

    1. Oi, Soraia! Tudo bem? Sim, você pode configurar o melhor horário de funcionamento para você! 😉 Se você quiser saber mais sobre como se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, dê uma olhadinha na nossa página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. ❤️

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