As franquias de alimentação estão entre os mercados de atuação mais promissores — e essa não é uma afirmação sem embasamento. O motivo para isso são as oportunidades existentes, positivas tanto para quem deseja ser um franqueado quanto para quem prefere expandir a empresa que já tem.
Afinal, abrir uma franquia pode ser a chave para o seu sucesso, especialmente se for no ramo de alimentação. Isso porque dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) comprovam o crescimento de 17,9% nas unidades relacionadas ao food service em 2023, quando comparado a 2022.
Aliás, esse foi o segmento com melhor desempenho no período. Por isso, pode ser a chance de você crescer, tanto como franqueado quanto como franqueador. Então, que tal saber mais sobre as franquias de alimentos e todo esse mercado? Vamos explicar mais neste post, com recomendações de Antonio Moreira Leite, presidente da ABF e do Grupo Trigo. Confira!
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[EMBEDAR VÍDEO] Como profissionalizar seu negócio?
Como está o mercado das franquias de alimentação?
O mercado das franquias de alimentação está em alta e com bons resultados registrados em 2023 e 2024. Segundo dados da ABF, o food service registrou uma variação de 17,9% em 2023, com faturamento de R$ 46,939 milhões.
Esse foi o principal destaque do ano, com alta no delivery, no ticket médio, tecnologia voltada para o aumento da produtividade e novos modelos de negócio focados em conveniência.
Além disso, o relatório gerou registrou um aumento no número de marcas que adotam as franquias como estratégia de crescimento da empresa. A elevação foi de 7,6%, com uma média de operações por rede equivalente a 59.
Já em 2024, o resultado do 1º trimestre indicou uma alta de 26,6% no segmento de food service. As franquias de comida tiveram um crescimento de 13,2% no total de unidades, com um faturamento total de R$ 9,886 milhões.
Enquanto isso, no 2° trimestre do ano, a variação foi 16,4% no faturamento quando comparado ao mesmo período de 2023. A alta nas operações foi de 4,8%, com uma receita total de R$ 9,249 milhões.
Conforme Antonio Moreira Leite, os resultados positivos das franquias em geral são um bom indicativo de que esse é um modelo de negócio bastante viável para expansão.
“Esses resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente Alimentação e Turismo. A capacidade de levar os mais diferentes serviços a diversas regiões do país também merece ser destacada. Não por acaso, cada vez mais marcas consideram o franchising como uma forma mais ágil e organizada de escalar seus negócios”
Quais são as oportunidades do mercado de franquias de alimentação?
As oportunidades do mercado de franquias de alimentação são variadas. Existem vários subsegmentos, como delivery de comida saudável, hamburguerias artesanais, pratos étnicos, fast food gourmet e mais. Ainda é importante destacar a digitalização do mercado, que leva ao uso de apps e plataformas de entrega, como o iFood.
Todos esses fatores melhoram as estratégias de varejo para garantir uma boa experiência do cliente. Isso porque tanto a tecnologia quanto os tipos de comida e boas práticas contribuem para o alcance de bons resultados.
Por isso, vale a pena investir na diversificação do cardápio e pensar em uma franquia de alimentos orgânicos, saudáveis, congelados e o que fizer mais sentido para a sua realidade. Por isso, faça uma boa análise de mercado e identifique as demandas existentes na sua região.
De toda forma, saiba que o delivery já é usado por 95% das empresas entrevistadas na Pesquisa Anual Setorial de Foodservice 2024, da ABF com a Galunion. Essa operação representa 31% do faturamento dos negócios que adotam essa alternativa, sendo que o iFood é a plataforma mais procurada, atingindo 100% do total.
Quais são as vantagens de investir no setor de alimentação?
- O setor de alimentação pode registrar alta lucratividade.
- A chance de fidelização de clientes é elevada, principalmente quando você opta por franquias de alimentação, que são marcas conhecidas pelos consumidores.
- O segmento de alimentação tem alta resistência a crises financeiras, sendo um dos últimos setores a ser impactado.
- É possível diversificar os produtos e o cardápio.
- A alimentação fora do lar é um hábito do brasileiro, principalmente com o delivery.
- O investimento em franquias é menos arriscado devido ao modelo de negócio e consolidação das marcas.
- Você pode optar por abrir um delivery e fazer a redução de custos da operação. Inclusive, existe a chance de usar uma dark kitchen.
Quais são os desafios das franquias de alimentação?
Os desafios das franquias de alimentação são a gestão de custos em um cenário de instabilidades e incertezas. Com o aumento da inflação, os empreendedores precisam buscar estratégias para otimizar os gastos e potencializar a rentabilidade sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços.
Uma forma de ultrapassar essas dificuldades é investir em tecnologia. Por exemplo, a inteligência artificial para restaurantes contribui em vários aspectos, como a descrição do cardápio digital e coleta de dados dos clientes. Assim, você implementa uma cultura data-driven no seu negócio.
Além disso, diferentes tecnologias levam à automação de processos, o que melhora a produtividade dos colaboradores. Essa é uma alternativa para superar as dificuldades. Ainda assim, em meio ao cenário de incertezas, as perspectivas são positivas, como comenta Antonio Moreira Leite.
“Vemos que o setor de foodservice é saudável e apresenta bons resultados, apesar dos desafios que englobam a inflação, o aumento de custos e impostos. Em grande parte dos casos, as marcas não conseguem diluir esse montante e repassar ao consumidor, trabalhando com margens apertadas. Apesar do cenário, o segmento de alimentação segue com um faturamento positivo, mostrando a força no franchisiong e a importância do sistema de delivery, que proporciona um valor agregado aos negócios, tendo uma participação representativa nas vendas em diferentes tipos de culinária”
Aqi, vale destacar que a pesquisa da ABF e Galunion demonstrou que o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) foi de 34,3% em 2023. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 0,1%. É importante ressaltar que esse índice inclui custos logísticos, mão de obra direta e descartáveis.
Os custos com folha de pagamento ficaram em 19,6% e os de ocupação fecharam em 16% para shoppings, 13% para galerias e outros locais, e 10% para pontos nas ruas. Portanto, encontrar soluções para encarar os desafios é a melhor saída.
Quais estratégias adotar para franquias de alimentação?
As estratégias a adotar em franquias de alimentação é investir em tecnologia, criar parcerias estratégicas e focar a experiência do cliente. Portanto, é preciso trabalhar esses três aspectos para atingir o melhor resultado.
Veja quais estratégias adotar em cada caso.
Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia começa pela adaptação digital. Isso significa ter um site responsivo, usar aplicativos e o iFood como plataforma de delivery. Outras dicas são optar pela automação de processos e implementar a inteligência artificial.
A automação é válida para o processamento de pedidos, pagamentos, controle de estoque e otimização de outras operações. Ao mesmo tempo, reduz os erros e aumenta a eficiência dos processos.
Por sua vez, a inteligência artificial é essencial para analisar os dados dos clientes. A partir disso, você pode personalizar as ofertas, identificar tendências e verificar os padrões de consumo.
Nesse contexto, o iFood traz uma grande contribuição. Isso porque as alavancas promocionais da Central de Crescimento utilizam recursos de IA para enviar as ofertas certas para os clientes com maior potencial de conversão.
Parcerias estratégicas
As parcerias estratégicas podem ser feitas com fornecedores, influenciadores e marcas complementares. Assim, o primeiro passo é garantir a qualidade dos produtos, a entrega rápida e os preços competitivos.
Por isso, estabeleça relacionamentos sólidos com seus fornecedores, a fim de obter o melhor custo-benefício.
Em relação às marcas complementares, faça parcerias com marcas que oferecem produtos e serviços que complementam os seus. Dessa forma, é possível fazer promoções específicas e ter mais visibilidade.
Já os influenciadores são uma oportunidade de atrair clientes que não conhecem sua franquia de alimentação. Também ajudam a fortalecer a marca e incentivam a decisão de compra por parte de quem está na dúvida.
Foco no cliente
Para oferecer uma boa experiência do cliente, implemente o feedback contínuo com os consumidores. Tenha um canal de comunicação aberto para receber críticas, elogios e sugestões.
Além disso, invista em treinamento para oferecer um bom atendimento ao cliente e adote programas de fidelidade, se for possível.
Como investir em uma franquia de alimentação?
Para investir em uma franquia de alimentação, existem duas possibilidades: como franqueador ou franqueado. No primeiro caso, você já tem um negócio de sucesso e deseja expandir a sua marca. No segundo, abre uma unidade de uma empresa que oferece esse modelo de atuação.
Nesse cenário, é válido saber como funciona uma franquia. Essa pode ser uma ampla oportunidade de expandir a sua marca com um investimento menor, já que os custos são divididos com os franqueados.
Agora, se você quer abrir uma unidade, usará a marca, sua tecnologia e modelo de negócio. A vantagem é ter riscos mais baixos e poder atrair um público maior devido ao reconhecimento dos produtos ou serviços.
De toda forma, existem várias franquias baratas de alimentação que podem trazer bons resultados. Também há outras mais caras, mas com bom retorno sobre o investimento (ROI).
Por isso, antes de fazer o investimento, analise as opções e use o geomarketing para identificar as oportunidades. Assim, você identifica se vale a pena abrir uma franquia de comida fitness ou se é melhor um fast food, por exemplo.
Vale a pena expandir por meio de franquia ou marca própria?
Você pode expandir por meio de franquia ou marca própria, as duas opções são válidas. No entanto, é preciso pensar no seu perfil e nas características do negócio. Se você quer correr menos riscos, aliar-se a uma empresa já conhecida é a melhor alternativa. Agora, se prefere a autonomia, é interessante começar tudo do zero.
A verdade é que essa decisão depende do seu objetivo no empreendedorismo, da sua tolerância ao risco e da experiência que conquistou ao longo dos anos. Portanto, não existe resposta certa ou errada.
Ainda assim, Antonio Moreira Leite faz um alerta.
“(…( eu acho que a velocidade, através do sistema de franquias, confere uma possibilidade de crescimento mais acelerada (…). No final, você acaba atraindo empresários que querem investir no seu negócio. Agora, não só você tem que fazer um estudo de franqueabilidade, tem todo um tema legal de contratos de franquia, de Circular de Oferta de Franquias, que tem que ser bem endereçado com advogados que dominem esse tema (…). Só que muito acima dos requisitos legais, você precisa se estruturar como franqueador e ser capaz de prover suporte, de transferir conhecimento, ensinar outros empresários a se tornarem donos de restaurantes, então, você ter todo um arcabouço de capacitação, seja presencial, seja online, é fundamental nessa jornada de se tornar um franqueador”
Com todas essas informações, você já pode tomar a sua decisão e avaliar se é melhor abrir uma franquia de comida congelada ou começar um negócio de marmitas, por exemplo. As possibilidades são variadas e é importante pensar o que faz mais sentido para a sua realidade.
De toda forma, ainda que seja necessário pagar royalties e outras taxas, há opções de franquia de comida barata e acessível. Basta pesquisar e garantir o alinhamento entre o que seu público espera, o potencial que sua região oferece e as opções disponíveis.
Qualquer que seja a sua atuação, as franquias de alimentação são boas oportunidades de negócio e vários dados comprovam essa afirmação. Então, o que você acha de entrar nesse setor?
Se você quer saber mais sobre esse mercado, baixe agora o Relatório para Restaurantes 2024. Nele, você verá:
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