O serviço de entrega de comida exige muitos cuidados para os empreendedores. Marcas competitivas são aquelas que conseguem ouvir o cliente e compreender seu padrão de comportamento para oferecer as melhores alternativas e resolver seus problemas.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae constatou que 76% dos brasileiros pedem delivery uma vez por mês, pelo menos. Receber comida em casa ou no trabalho já é uma preferência do consumidor e você precisa se adaptar.
Preparar o seu restaurante para fazer a entrega de refeição é adaptar-se a essa realidade e aumentar as oportunidades de faturamento. Para tanto, é necessário respeitar alguns passos e compreender alguns conceitos.
Neste post, vamos abordá-los para você satisfazer seu cliente com a comida que entrega a cada pedido. Então, que tal entender melhor esse cenário?
Para começar, veja as dicas que reunimos no nosso podcast Fala, Parceiro! sobre como preparar a sua logística para delivery.
O que é o serviço de entrega de comida delivery?
O serviço de entrega de comida — ou serviço de delivery — permite que as pessoas tenham a experiência de consumo do produto em suas próprias casas ou trabalhos. O cliente faz o pedido por meio de algum canal de comunicação com o restaurante ou aplicativo e combina o pagamento.
Nessa categoria de serviço, cabe ao restaurante escolher o canal de venda, preparar o alimento, embalar e providenciar o serviço de entrega. Então, o cliente vai receber o pedido no lugar em que preferir.
É um mercado em constante crescimento, principalmente se considerar os hábitos de consumo atuais. Conforme o estudo da Abrasel e do Sebrae, 66,5% dos consumidores usam diferentes canais de compra para solicitarem o delivery. Aqui, estão incluídos os apps de entrega de comida.
Ainda vale lembrar que o estudo Consumer Insights, da consultoria Kantar, indicou que o delivery foi o fator que mais incentivou o consumo fora de casa. Os dados foram de maior número de unidades, com alta de 12%, frequência de 41 vezes no semestre e ticket médio de R$46,80.
Por que o restaurante deve fazer entrega de refeição?
Tanto seu restaurante quanto seus clientes têm benefícios com o serviço de entrega de refeição. A melhoria na experiência do consumidor é o que resume todos os ganhos. Entenda melhor!
Você oferece mais comodidade aos clientes
Há diversos fatores que levam uma pessoa a solicitar um serviço de entrega: seja porque a pessoa busca praticidade para fazer refeições, seja porque quer economizar tempo ou, simplesmente, quer experimentar um prato novo e fugir da rotina.
Independentemente do motivo, fato é que, para muitas pessoas, receber um pedido de comida em casa é mais cômodo do que cozinhar ou ir pessoalmente até um restaurante. A comida está presente em nossas vidas a todo momento e ter um prato atrativo à mesa é sempre uma boa opção.
É mais fácil alcançar um novo público
Pode ser que algumas pessoas que morem ou trabalhem nas redondezas dos seus restaurantes não conheçam seus pratos. Isso pode ocorrer porque nunca tiveram oportunidade de entrar no seu espaço físico ou simplesmente porque preferem pedir delivery de comida em casa.
Ao implementar o serviço de entrega dos seus pratos, você consegue se conectar com esse novo público, que tem um comportamento de consumo diferente daquele que frequenta seu espaço físico. Assim seu cardápio consegue alcançar mais pessoas.
Essa é uma forma eficiente de atrair clientes, especialmente se investir na divulgação certa e em um cardápio otimizado. Nesse sentido, ter boas descrições e imagens é fundamental para chamar a atenção dos consumidores.
Os clientes são fidelizados
Assim como um novo público pode ser alcançado com o serviço de entrega de comida, seus clientes antigos também continuarão consumindo seus produtos, mas de uma forma diferente.
As pessoas que frequentam seu espaço físico também podem continuar pedindo os pratos preferidos do seu cardápio no dia que preferirem ficar em casa. Assim você consegue atendê-las nos diferentes momentos e ainda aumentar a chance de atingir a fidelização de clientes.
O espaço físico é otimizado
Se você tem um espaço físico pequeno e não consegue comportar muitas mesas para atender os clientes, o serviço de entrega de refeições é uma boa opção para alcançar um alto volume de vendas.
Em vez de fazer um grande investimento no espaço físico, prepare sua cozinha e invista no marketing digital. Com isso, você vai atender mais pessoas e evitar problemas recorrentes no salão, como as filas de espera. O resultado é a melhoria do atendimento ao cliente.
As vendas aumentam
O aumento das vendas no delivery é uma vantagem significativa proporcionada pelo serviço de entrega de comida. Isso porque você atinge mais pessoas em determinado raio de distância do seu restaurante, alcança um público novo e fideliza os clientes antigos.
Todos esses benefícios são alcançados mantendo a qualidade dos seus produtos e oferecendo uma experiência diferente de consumo.
O cliente tem uma experiência mais positiva
Ao promover o conforto e comodidade aos clientes com a entrega da refeição, o restaurante também proporciona uma experiência diferenciada. Ainda é possível ir além, deixando cartões personalizados nas entregas, oferecendo embalagens que garantam a segurança e estabilidade do alimento e contando com profissionais de entrega que se preocupam com a qualidade dos pratos.
Como preparar o negócio para fazer entrega de comida?
Agora que você já sabe o que é o serviço de entrega de comida e seus principais benefícios, chegou a hora de preparar seu restaurante. Confira a lista de itens aos quais você deve atentar para que sua operação funcione adequadamente.
Planeje cada etapa
Planejamento é fundamental para quem deseja começar a fazer entrega de comida. A logística para delivery envolve não apenas as pessoas que estão dentro do seu estabelecimento, mas também os entregadores, o trânsito e a manutenção de todo o transporte.
Além da análise de mercado, é preciso incluir a avaliação do público, a abrangência da área de entrega, a seleção de fornecedores e pessoas entregadoras, e a maneira de como o delivery será ofertado.
Pense em tudo: controle de estoque, embalagens, organização da equipe da cozinha, quem ficará responsável por entregar os pratos aos entregadores etc.
Cada etapa é fundamental para o sucesso final e a satisfação do cliente.
Acompanhe como é feito na concorrência
Uma maneira de melhorar é observar quem já está há mais tempo e/ou alcançou o sucesso. A análise de concorrência pode ajudar a identificar caminhos para criar a sua maneira de fazer delivery.
Pelo exemplo das empresas que você acompanhar, é possível estabelecer o que é melhor para o seu restaurante e aplicar. Nem sempre você acertará de primeira, por isso, não se assuste caso aconteça algum problema. Essa situação faz parte do aprendizado e do processo.
O fundamental é garantir que a satisfação do seu cliente não seja abalada. Portanto, inspire-se nos seus concorrentes e parceiros de negócio para desenvolver o seu jeito de fazer entrega.
Siga as regras da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras para os restaurantes que fazem o manuseio de alimentos. Elas estão descritas na Lei nº 9.782/1999.
Para além delas, há normas da Vigilância Sanitária municipais e estaduais que devem ser aplicadas ao longo de todo o processo. É fundamental que você pense em como garantir que cada uma dessas legislações serão seguidas.
Um problema de infração em uma dessas regras pode prejudicar toda a sua tentativa de começar a entrega de refeição, para além de afetar negativamente a reputação do estabelecimento.
Escolha o canal de vendas
O canal de vendas é a plataforma em que você vai apresentar seu cardápio aos clientes, receber pedidos e construir relacionamentos. É comum que algumas pessoas utilizem redes sociais para essa finalidade, enquanto outras preferem aplicativos de mensagem, como WhatsApp.
De toda forma, vale a pena selecionar um aplicativo de delivery. Uma plataforma de entrega de comida tem um grande número de clientes fazendo pedidos, além de ser toda otimizada para essa finalidade, colocando sua loja em uma vitrine virtual.
Ou seja, você consegue apresentar o cardápio, efetuar a venda e consolidar relacionamento em uma ferramenta segura. Tudo isso sem precisar se preocupar com o desenvolvimento e o gerenciamento de um delivery próprio.
Defina as formas de pagamento
As formas de pagamento que você vai oferecer a seus clientes tem relação com o canal de vendas escolhido. Se você vender pelo WhatsApp, por exemplo, poderá usar o PIX, cartão de crédito e débito ou dinheiro.
Vale destacar que esse é outro benefício em contratar um aplicativo de entrega de comida. Por esse tipo de plataforma, o cliente consegue pagar de forma online da maneira que preferir e participar de promoções. Isso permite que todo o fluxo financeiro seja otimizado e feito com mais segurança.
Atente ao cardápio
Vale a pena olhar cada um dos pratos do seu cardápio e questionar se eles são adequados para o serviço de entrega de comida. Considere que o prato precisará ser embalado e, por isso, terá uma apresentação diferente daquela que você faz no espaço físico.
Enquanto estiver em rota de entrega, o produto é manuseado pelo entregador e pode se movimentar. Todos esses fatores devem ser considerados e analisados com antecedência.
Escolha a melhor embalagem
A escolha da embalagem diz muito sobre o produto que o cliente vai receber no serviço de entrega de comida delivery. Além de preservar a temperatura, a embalagem é responsável por conservar o próprio produto.
Uma embalagem inadequada pode fazer com que o produto chegue danificado ao cliente. Isso interfere diretamente na satisfação do cliente e na reputação do seu restaurante.
Aqui, vale destacar as tendências de embalagens para delivery de comida. De acordo com um artigo da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), as perspectivas são:
- embalagens inteligentes, que apresentam a temperatura dos alimentos ou têm sua cor alterada para indicar que os produtos estão frescos;
- design e personalização;
- embalagens para porções individuais, como as bandejas com divisórias;
- automação no empacotamento para evitar contaminações;
- foco na experiência do cliente, como embalagens reutilizáveis, fáceis de abrir etc.;
- sustentabilidade.
Treine a equipe
O atendimento feito ao cliente nas vendas de entrega de comida difere do atendimento físico.
Cuide de treinar sua equipe sobre boas práticas de relacionamento no canal de venda escolhido, como utilizar o sistema de gerenciamento de pedidos da sua loja e como embalar os produtos e sinalizá-los com o nome do cliente e o número do pedido.
Sinalize o espaço físico
O espaço físico da sua loja ganha novo significado. Agora você terá um fluxo de entregadores retirando pedidos e levando aos clientes. Por isso, é importante deixar sinalizado qual é o espaço da expedição, em que a retirada do pedido será feita.
Ofereça uma experiência especial na entrega
Para garantir a satisfação dos clientes, uma estratégia é tornar todo o processo em algo mais íntimo e humanizado.
Algumas empresas gostam de escrever recados nas embalagens, agradecendo pela preferência ou oferecendo um desconto exclusivo para uma futura compra.
Tudo isso é um recurso estratégico para fortalecer o relacionamento entre o cliente e a marca, que começa a vê-la com outros olhos.
Deixe pronto seu serviço de entrega
Providenciar o serviço de entrega de comida é responsabilidade do restaurante. Você pode contar com uma equipe própria de entregadores, que deverão ser treinados sobre atendimento, pagamento e cuidados com o pedido.
Mas uma das principais desvantagens em ter motoboys para entrega é que você vai ter uma equipe de plantão que não terá, necessariamente, o número ideal de pessoas para os diferentes momentos da sua loja. Pode acontecer de um dia você ter muitas vendas e poucos entregadores; ou ter poucas vendas e muitos entregadores.
Por isso, vale a pena saber como funciona a entrega parceira do iFood. Assim, você pode otimizar a sua logística e atingir bons resultados.
O que é e como funciona o Sob Demanda?
O Sob Demanda é um serviço de logística do iFood que apoia restaurantes nos momentos de grande volume de pedidos, em que todos os motoboys próprios estão em rota. Essas situações podem gerar acúmulo de entregadores e pedidos parados e, claro, refletir na insatisfação dos clientes.
Os pedidos atendidos no Sob Demanda podem ter sido feitos dentro (Sob Demanda On) ou fora do aplicativo iFood (Sob Demanda Off).
Saiba mais como funciona a logística do Sob Demanda iFood.
Quem pode utilizar o Sob demanda?
Para utilizar o serviço Sob Demanda iFood, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:
- estar na área de cobertura do iFood;
- ser um restaurante;
- solicitar a entrega pelo Gestor de Pedidos;
- selecionar os pedidos com formas de pagamento aceitos pela logística iFood;
- contar com entregadores disponíveis na sua região.
Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em dinheiro, cheque ou cartões em bandeiras que não são aceitas pelas maquininhas iFood.
Por isso, é preciso saber exatamente como funciona a entrega parceira iFood para evitar contratempos.
Quanto custa o Sob Demanda?
Pela comodidade do serviço, é cobrada uma taxa de frete do restaurante, calculada conforme a distância da entrega. Ou seja, você continua sendo cobrado conforme as condições contratuais com o iFood, com uma soma do valor do entregador.
Essa taxa é encontrada no momento da solicitação. Ao clicar no botão Solicitar Entregador, o Gestor de Pedidos iFood abrirá uma nova tela com o valor para você confirmar e validar a operação de entrega de comida. Se estiver de acordo, basta finalizar.
Para os pedidos realizados fora do app de entrega de comida iFood, ainda tem uma taxa equivalente a 4% do valor da compra. Esse percentual pode ficar entre R$0,20 e R$6,70.
Como solicitar o Sob Demanda?
A solicitação do Sob Demanda iFood está disponível para todos os restaurantes parceiros no Portal do Parceiro, em Serviços e Soluções.
Se o pedido tiver sido feito dentro do app iFood, isto é, pelo Sob Demanda On, é só acessar o Gestor de Pedidos, selecionar o pedido e solicitar a entrega. Lembre-se de revisar as informações, ok?
Agora, se o objetivo é contratar o Sob Demanda Off, válido para pedidos recebidos fora do app iFood, você deve entrar no menu com o símbolo de capacete, disponível no Gestor de Pedidos, e requerer a entrega pelo campo Pedidos de Outros Canais.
Então, coloque todas as informações do cliente, como endereço, referência etc. e veja se há pessoas entregadoras disponíveis. Revise todos os dados e confirme para pedir o serviço.
Depois disso, você pode acompanhar a entrega de comida em tempo real e enviar o link disponibilizado pelo Gestor de Pedidos no iFood ao seu cliente. Assim, ele monitora a rota do entregador em tempo real.
Agora, você não tem mais desculpas para não fazer entrega de comida no seu restaurante. Com as facilidades do Sob Demanda iFood, seu cliente terá uma experiência mais cômoda e você conseguirá aumentar as suas vendas.Agora, que tal ver um guia completo para iniciantes na logística de delivery? Baixe este guia completo e gratuito para entender o que é esse conceito, qual a sua importância e como otimizar na sua empresa.
Respostas de 34
Já tive muitos problemas com as entregas feitas pelos entregadores do Ifood. Eles aceitam o pedido e quando acham que o endereço é muito longe ou é em algum local que eles não gostam de ir, eles simplesmente não aparecem e ficam esperando o Ifood desloca-los e chamar outro entregador. Eles não recusão a entega para não serem penalizados e simplesmente não aparecem. Outro problema é a inteligencia do Ifood envias o entegador com 5 minutos que o pedido entrou, sendo que nosso pratos mais rápidos são feitos em 20 minutos, isso se já não estivemos com a bancada lotada de pedidos.
Deveriam copiar o Uber eats onde o restaurante coloca o tempo de preparo e esse aind pode ser prorrogado por uma vez, isso evita que o entregador fique aguardando até que o pedido fique pronto e se o pedido ficar pronto bem antes do prazo, pode-se ainda marcar como pedido pronto para retirada e o entregador é solicitado com antcecência.
Oi, Marco! Como vai?
Poxa, a gente sente muito pelos problemas que você teve. Estamos trabalhando firme para que nossos parceiros não tenham experiências ruins com o iFood.
Nesses casos, sugiro que você abra um chamado no Portal do Parceiro do iFood e compartilhe todas as informações sobre o entregador e o pedido, para que a gente avalie o caso e busque uma solução. Leia nosso conteúdo sobre canais de contato do iFood para saber o passo a passo de abertura de chamado.
Estou tendo uma péssima experiência hj com ifood 13/04 desde as 5 da manhã o app, site não abre! Aparece acesso negado!!! Sem suporte pra me ajudar! Sou restaurante parceiro ifood e ste agr 14:17 nada! por favor resolvam meu caso! tenho cardapio de pascoa no ifood, estou perdendo vendas!!!
Oi, Rosiane! Sentimos muito por essa instabilidade. Sugerimos que você tente atualizar a página utilizando o Ctrl + Shift + R. Também confira se você está com a versão atualizada do Gestor de Pedidos e com o aplicativo atualizado.
Prezados ,
Gostaria de tirar uma duvida.
Acessei esse artigo para entender como funcionar a logística do Ifood.
Foi bastante esclarecedor a forma que o artigo aborda o tratamento realizado com o restaurante\parceiro. Porem uma das minhas duvidas é , existe um webinar ou lugar na plataforma do Ifood , para o OL(Operador logístico) treinar sua operação?
atenciosamente
Oi, Carlos! Como vai? Ficamos felizes por ajudar você a entender melhor! 🙂
Não temos nenhuma ferramenta de treinamento de OL. 🙁
Boa Tarde!
Gostei do serviço, mas tenho duas duvidas:
1 – Pagamento por maquininha, o frete é cobrado em dobro? O motoqueiro parceiro devolve a maquina?
2 – Casos de pedidos cancelados, hoje sofro muito com isso, cliente recebe o pedido e fala que não recebeu e/ou estão todos errados e o ifood cancela sem deixar que conteste este motivo. Como funcionaria?
Sai da plataforma por este motivo, tenho adega e pedidos de Whisky caros e Energéticos são sempre golpes, conhecido por todos que o ifood não toma nenhuma providencia. Além de perder a mercadoria ainda pagamos o ifood por isso.
Oi, Valmir. Caso você tenha algum pedido cancelado ao utilizar o serviço e não concorde com o motivo, entra em contato com nosso time via Portal do Parceiro. Vamos averiguar. No caso de pagamentos por maquinha de cartão e entrega parceira, você terá o valor contabilizado na sua tela financeira, de modo semelhante aos pedidos pagos pelo app.
Posso usar o entrega fácil para pedidos vindos do ifood ou só para os de fora do app
Ei. Agregando ao Cardápio Digital (https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-digital), você pode soicitar Entrega Fácil para pedidos feitos redes sociais ou WhatsApp também. 😉 Aproveita essa oportunidade e dá um up nas suas vendas. ?
Queria fazer parte do ifood mas não tenho cnpj, eu faço as marmitex na minha casa, já trabalho há 1 ano.
Ei, Rosana! Muito felizes que quer ser nossa parceira ? Aqui no blog temos vários conteúdos que podem te ajuda, inclusive sobre como abrir um MEI. Confere aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-abrir-mei/
Tenho o entrega fácil, mas e feito com.muita demora pelo entregador ,meu restaurante e o Ana Leal gourmet pedi agora a entrega fácil de 6 km.e o entregador demorou mais se uma hora, fica difícil assim né ?
Olá, tenho a casa de bolos e gostaria de usar os serviços do ifood para entregas, perguntas: qual melhor opção de serviços prestados por vocês, tendo em vista a fragilidade dos produtos?
Excellent web site. Plenty of useful information here. I am sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And obviously, thank you on your sweat!
Sou entregador estou com problema na minha conta esta na versao ol e nao consigo tirar mais do ol e nem consigo excluir para criar uma conta nova o que eu faço?
Oi, Janio. Agradecemos por enviar mensagem! no momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos, tudo bem? Link a seguir: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Existe tabela de preço de frete? Qual a maior distância atendida pelo Entrega Fácil? Ele calcula frete de 14 km e outros, com menor distância, não calcula. Os preços já chegaram a 24,99. Isso tá certo? Achei o frete em alto. Tem tabela?
Olá, Polyana! O iFood não traz essa indicação. O ideal é que você precifique de acordo com seus entregadores parceiros.
Não consigo me cadastrar como entregador, na hora de me cadastrar os meus dados constam como ja cadastrados no sistema. Tentei recuperar a senha, já que meu número sta cadastrado, mas quando vou na opção de recuperar senha sempre aparece que ocorreu um erro e não aparece opções de recuperar a senha. Por favor me ajudem.
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
olá gostaria de uma ajudinha, estou perdido dentro do GESTOR DE PEDIDOS, não sei se o meu cadastro está como eu que tenho que entregar os pedidos ou e os entregadore do ifood. como eu configuro essa informação! sou de ELDORADO DO SUL-RS
Oi Jemeson! Vamos te ajudar! Para configurar a sua loja você deve acessar o Portal do Parceiro iFood. Lá você constrói o seu cardápio e configura informações essenciais da sua loja, como seu horário de funcionamento, meios de pagamento e área de entrega. Tire aqui suas dúvidas sobre como usar o Portal do Parceiro <https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/> Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Não estou conseguindo acessar a loja gostaria que alguém me ajuda a configurar ela pode me ajuda 11920154926 meu watts
Oi, Bruno. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2 Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.
Minha conta foi desativada e queria ativar novamente
Oi, Bruno. Tudo bem?
Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.
Bom dia preciso de ajuda cadastrei minha loja e não estou conseguindo entrar no portal da erra e pede para eu aguardar isso já tem quase uns 15 dias por favor alguém pode me ajudar a resolver
Oi Luciana! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!