Entrega de comida: saiba como fazer

Confira aqui nesse post como oferecer entrega de comida no seu restaurante e conquiste mais clientes com esse serviço!

O serviço de entrega de comida exige muitos cuidados para os empreendedores. Marcas competitivas são aquelas que conseguem ouvir o cliente e compreender seu padrão de comportamento para oferecer as melhores alternativas e resolver seus problemas.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae constatou que 76% dos brasileiros pedem delivery uma vez por mês, pelo menos. Receber comida em casa ou no trabalho já é uma preferência do consumidor e você precisa se adaptar.

Preparar o seu restaurante para fazer a entrega de refeição é adaptar-se a essa realidade e aumentar as oportunidades de faturamento. Para tanto, é necessário respeitar alguns passos e compreender alguns conceitos.

Neste post, vamos abordá-los para você satisfazer seu cliente com a comida que entrega a cada pedido. Então, que tal entender melhor esse cenário?

Para começar, veja as dicas que reunimos no nosso podcast Fala, Parceiro! sobre como preparar a sua logística para delivery.

O que é o serviço de entrega de comida delivery?

O serviço de entrega de comida — ou serviço de delivery — permite que as pessoas tenham a experiência de consumo do produto em suas próprias casas ou trabalhos. O cliente faz o pedido por meio de algum canal de comunicação com o restaurante ou aplicativo e combina o pagamento.

Nessa categoria de serviço, cabe ao restaurante escolher o canal de venda, preparar o alimento, embalar e providenciar o serviço de entrega. Então, o cliente vai receber o pedido no lugar em que preferir.

É um mercado em constante crescimento, principalmente se considerar os hábitos de consumo atuais. Conforme o estudo da Abrasel e do Sebrae, 66,5% dos consumidores usam diferentes canais de compra para solicitarem o delivery. Aqui, estão incluídos os apps de entrega de comida.

Ainda vale lembrar que o estudo Consumer Insights, da consultoria Kantar, indicou que o delivery foi o fator que mais incentivou o consumo fora de casa. Os dados foram de maior número de unidades, com alta de 12%, frequência de 41 vezes no semestre e ticket médio de R$46,80.

Por que o restaurante deve fazer entrega de refeição?

Motoboy faz entrega de comida para cliente.

Tanto seu restaurante quanto seus clientes têm benefícios com o serviço de entrega de refeição. A melhoria na experiência do consumidor é o que resume todos os ganhos. Entenda melhor!

Você oferece mais comodidade aos clientes

Há diversos fatores que levam uma pessoa a solicitar um serviço de entrega: seja porque a pessoa busca praticidade para fazer refeições, seja porque quer economizar tempo ou, simplesmente, quer experimentar um prato novo e fugir da rotina.

Independentemente do motivo, fato é que, para muitas pessoas, receber um pedido de comida em casa é mais cômodo do que cozinhar ou ir pessoalmente até um restaurante. A comida está presente em nossas vidas a todo momento e ter um prato atrativo à mesa é sempre uma boa opção.

É mais fácil alcançar um novo público

Pode ser que algumas pessoas que morem ou trabalhem nas redondezas dos seus restaurantes não conheçam seus pratos. Isso pode ocorrer porque nunca tiveram oportunidade de entrar no seu espaço físico ou simplesmente porque preferem pedir delivery de comida em casa.

Ao implementar o serviço de entrega dos seus pratos, você consegue se conectar com esse novo público, que tem um comportamento de consumo diferente daquele que frequenta seu espaço físico. Assim seu cardápio consegue alcançar mais pessoas.

Essa é uma forma eficiente de atrair clientes, especialmente se investir na divulgação certa e em um cardápio otimizado. Nesse sentido, ter boas descrições e imagens é fundamental para chamar a atenção dos consumidores.

Os clientes são fidelizados

Assim como um novo público pode ser alcançado com o serviço de entrega de comida, seus clientes antigos também continuarão consumindo seus produtos, mas de uma forma diferente.

As pessoas que frequentam seu espaço físico também podem continuar pedindo os pratos preferidos do seu cardápio no dia que preferirem ficar em casa. Assim você consegue atendê-las nos diferentes momentos e ainda aumentar a chance de atingir a fidelização de clientes.

O espaço físico é otimizado

Se você tem um espaço físico pequeno e não consegue comportar muitas mesas para atender os clientes, o serviço de entrega de refeições é uma boa opção para alcançar um alto volume de vendas.

Em vez de fazer um grande investimento no espaço físico, prepare sua cozinha e invista no marketing digital. Com isso, você vai atender mais pessoas e evitar problemas recorrentes no salão, como as filas de espera. O resultado é a melhoria do atendimento ao cliente.

As vendas aumentam

O aumento das vendas no delivery é uma vantagem significativa proporcionada pelo serviço de entrega de comida. Isso porque você atinge mais pessoas em determinado raio de distância do seu restaurante, alcança um público novo e fideliza os clientes antigos.

Todos esses benefícios são alcançados mantendo a qualidade dos seus produtos e oferecendo uma experiência diferente de consumo.

O cliente tem uma experiência mais positiva

Ao promover o conforto e comodidade aos clientes com a entrega da refeição, o restaurante também proporciona uma experiência diferenciada. Ainda é possível ir além, deixando cartões personalizados nas entregas, oferecendo embalagens que garantam a segurança e estabilidade do alimento e contando com profissionais de entrega que se preocupam com a qualidade dos pratos.

Como preparar o negócio para fazer entrega de comida?

Agora que você já sabe o que é o serviço de entrega de comida e seus principais benefícios, chegou a hora de preparar seu restaurante. Confira a lista de itens aos quais você deve atentar para que sua operação funcione adequadamente.

Planeje cada etapa

Planejamento é fundamental para quem deseja começar a fazer entrega de comida. A logística para delivery envolve não apenas as pessoas que estão dentro do seu estabelecimento, mas também os entregadores, o trânsito e a manutenção de todo o transporte.

Além da análise de mercado, é preciso incluir a avaliação do público, a abrangência da área de entrega, a seleção de fornecedores e pessoas entregadoras, e a maneira de como o delivery será ofertado.

Pense em tudo: controle de estoque, embalagens, organização da equipe da cozinha, quem ficará responsável por entregar os pratos aos entregadores etc.

Cada etapa é fundamental para o sucesso final e a satisfação do cliente.

Acompanhe como é feito na concorrência

Uma maneira de melhorar é observar quem já está há mais tempo e/ou alcançou o sucesso. A análise de concorrência pode ajudar a identificar caminhos para criar a sua maneira de fazer delivery.

Pelo exemplo das empresas que você acompanhar, é possível estabelecer o que é melhor para o seu restaurante e aplicar. Nem sempre você acertará de primeira, por isso, não se assuste caso aconteça algum problema. Essa situação faz parte do aprendizado e do processo.

O fundamental é garantir que a satisfação do seu cliente não seja abalada. Portanto, inspire-se nos seus concorrentes e parceiros de negócio para desenvolver o seu jeito de fazer entrega.

Siga as regras da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras para os restaurantes que fazem o manuseio de alimentos. Elas estão descritas na Lei nº 9.782/1999.

Para além delas, há normas da Vigilância Sanitária municipais e estaduais que devem ser aplicadas ao longo de todo o processo. É fundamental que você pense em como garantir que cada uma dessas legislações serão seguidas.

Um problema de infração em uma dessas regras pode prejudicar toda a sua tentativa de começar a entrega de refeição, para além de afetar negativamente a reputação do estabelecimento.

Escolha o canal de vendas

O canal de vendas é a plataforma em que você vai apresentar seu cardápio aos clientes, receber pedidos e construir relacionamentos. É comum que algumas pessoas utilizem redes sociais para essa finalidade, enquanto outras preferem aplicativos de mensagem, como WhatsApp.

De toda forma, vale a pena selecionar um aplicativo de delivery. Uma plataforma de entrega de comida tem um grande número de clientes fazendo pedidos, além de ser toda otimizada para essa finalidade,  colocando sua loja em uma vitrine virtual.

Ou seja, você consegue apresentar o cardápio, efetuar a venda e consolidar relacionamento em uma ferramenta segura. Tudo isso sem precisar se preocupar com o desenvolvimento e o gerenciamento de um delivery próprio.

Defina as formas de pagamento

As formas de pagamento que você vai oferecer a seus clientes tem relação com o canal de vendas escolhido. Se você vender pelo WhatsApp, por exemplo, poderá usar o PIX, cartão de crédito e débito ou dinheiro.

Vale destacar que esse é outro benefício em contratar um aplicativo de entrega de comida. Por esse tipo de plataforma, o cliente consegue pagar de forma online da maneira que preferir e participar de promoções. Isso permite que todo o fluxo financeiro seja otimizado e feito com mais segurança.

Atente ao cardápio

Vale a pena olhar cada um dos pratos do seu cardápio e questionar se eles são adequados para o serviço de entrega de comida. Considere que o prato precisará ser embalado e, por isso, terá uma apresentação diferente daquela que você faz no espaço físico.

Enquanto estiver em rota de entrega, o produto é manuseado pelo entregador e pode se movimentar. Todos esses fatores devem ser considerados e analisados com antecedência.

Escolha a melhor embalagem

A escolha da embalagem diz muito sobre o produto que o cliente vai receber no serviço de entrega de comida delivery. Além de preservar a temperatura, a embalagem é responsável por conservar o próprio produto.

Uma embalagem inadequada pode fazer com que o produto chegue danificado ao cliente. Isso interfere diretamente na satisfação do cliente e na reputação do seu restaurante.

Aqui, vale destacar as tendências de embalagens para delivery de comida. De acordo com um artigo da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), as perspectivas são:

  • embalagens inteligentes, que apresentam a temperatura dos alimentos ou têm sua cor alterada para indicar que os produtos estão frescos;
  •  design e personalização;
  • embalagens para porções individuais, como as bandejas com divisórias;
  • automação no empacotamento para evitar contaminações;
  • foco na experiência do cliente, como embalagens reutilizáveis, fáceis de abrir etc.;
  • sustentabilidade.

Treine a equipe

O atendimento feito ao cliente nas vendas de entrega de comida difere do atendimento físico.

Cuide de treinar sua equipe sobre boas práticas de relacionamento no canal de venda escolhido, como utilizar o sistema de gerenciamento de pedidos da sua loja e como embalar os produtos e sinalizá-los com o nome do cliente e o número do pedido.

Sinalize o espaço físico

O espaço físico da sua loja ganha novo significado. Agora você terá um fluxo de entregadores retirando pedidos e levando aos clientes. Por isso, é importante deixar sinalizado qual é o espaço da expedição, em que a retirada do pedido será feita.

Ofereça uma experiência especial na entrega

Para garantir a satisfação dos clientes, uma estratégia é tornar todo o processo em algo mais íntimo e humanizado.

Algumas empresas gostam de escrever recados nas embalagens, agradecendo pela preferência ou oferecendo um desconto exclusivo para uma futura compra. 

Tudo isso é um recurso estratégico para fortalecer o relacionamento entre o cliente e a marca, que começa a vê-la com outros olhos.

Deixe pronto seu serviço de entrega

Providenciar o serviço de entrega de comida é responsabilidade do restaurante. Você pode contar com uma equipe própria de entregadores, que deverão ser treinados sobre atendimento, pagamento e cuidados com o pedido.

Mas uma das principais desvantagens em ter motoboys para entrega é que você vai ter uma equipe de plantão que não terá, necessariamente, o número ideal de pessoas para os diferentes momentos da sua loja. Pode acontecer de um dia você ter muitas vendas e poucos entregadores; ou ter poucas vendas e muitos entregadores.

Por isso, vale a pena saber como funciona a entrega parceira do iFood. Assim, você pode otimizar a sua logística e atingir bons resultados.

O que é e como funciona o Sob Demanda?

O Sob Demanda é um serviço de logística do iFood que apoia restaurantes nos momentos de grande volume de pedidos, em que todos os motoboys próprios estão em rota. Essas situações podem gerar acúmulo de entregadores e pedidos parados e, claro, refletir na insatisfação dos clientes.

Os pedidos atendidos no Sob Demanda podem ter sido feitos dentro (Sob Demanda On) ou fora do aplicativo iFood (Sob Demanda Off).

Saiba mais como funciona a logística do Sob Demanda iFood.

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob Demanda iFood, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • estar na área de cobertura do iFood;
  • ser um restaurante;
  • solicitar a entrega pelo Gestor de Pedidos;
  • selecionar os pedidos com formas de pagamento aceitos pela logística iFood;
  • contar com entregadores disponíveis na sua região.

Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em dinheiro, cheque ou cartões em bandeiras que não são aceitas pelas maquininhas iFood.

Por isso, é preciso saber exatamente como funciona a entrega parceira iFood para evitar contratempos.

Quanto custa o Sob Demanda?

Pela comodidade do serviço, é cobrada uma taxa de frete do restaurante, calculada conforme a distância da entrega. Ou seja, você continua sendo cobrado conforme as condições contratuais com o iFood, com uma soma do valor do entregador.

Essa taxa é encontrada no momento da solicitação. Ao clicar no botão Solicitar Entregador, o Gestor de Pedidos iFood abrirá uma nova tela com o valor para você confirmar e validar a operação de entrega de comida. Se estiver de acordo, basta finalizar.

Para os pedidos realizados fora do app de entrega de comida iFood, ainda tem uma taxa equivalente a 4% do valor da compra. Esse percentual pode ficar entre R$0,20 e R$6,70.

Como solicitar o Sob Demanda?

A solicitação do Sob Demanda iFood está disponível para todos os restaurantes parceiros no Portal do Parceiro, em Serviços e Soluções.

Se o pedido tiver sido feito dentro do app iFood, isto é, pelo Sob Demanda On, é só acessar o Gestor de Pedidos, selecionar o pedido e solicitar a entrega. Lembre-se de revisar as informações, ok?

Agora, se o objetivo é contratar o Sob Demanda Off, válido para pedidos recebidos fora do app iFood, você deve entrar no menu com o símbolo de capacete, disponível no Gestor de Pedidos, e requerer a entrega pelo campo Pedidos de Outros Canais.

Então, coloque todas as informações do cliente, como endereço, referência etc. e veja se há pessoas entregadoras disponíveis. Revise todos os dados e confirme para pedir o serviço.

Depois disso, você pode acompanhar a entrega de comida em tempo real e enviar o link disponibilizado pelo Gestor de Pedidos no iFood ao seu cliente. Assim, ele monitora a rota do entregador em tempo real.

Agora, você não tem mais desculpas para não fazer entrega de comida no seu restaurante. Com as facilidades do Sob Demanda iFood, seu cliente terá uma experiência mais cômoda e você conseguirá aumentar as suas vendas.Agora, que tal ver um guia completo para iniciantes na logística de delivery? Baixe este guia completo e gratuito para entender o que é esse conceito, qual a sua importância e como otimizar na sua empresa.

Foto de Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Respostas de 51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

05/05/2025

Curva ABC: para que serve e passo a passo para calcular

02/05/2025

O que é um CRM, principais vantagens e como usar?

01/05/2025

Melhores pizzarias de SP em 2025: 10 recomendadas pelo iFood

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.