Como vender no iFood com CPF?

Saiba como vender no iFood com CPF! Entenda quais são as regras para esse tipo de contrato e confira a importância da formalização!

Quer saber como vender no iFood com CPF? Visando incentivar cada vez mais o surgimento de novos negócios, está sendo implementada uma iniciativa que permite cadastrar seu negócio no iFood com CPF.

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Continue a leitura para saber como fazer o cadastro no iFood com CPF e entenda as regras do programa!

Quem pode vender no iFood com CPF?

Visando fomentar o empreendedorismo, é possível cadastrar no iFood com CPF para negócios que não tem a formalização CNPJ, desde que você esteja enquadrado em uma das 300 cidades participantes do programa. Isso significa que agora tem como vender pelo iFood com pessoa física.

Quem tem uma loja participante no programa não precisa de CNPJ para vender no iFood, mas é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • o CPF deve estar regularizado junto à Receita Federal;
  • a loja não pode estar cadastrada no iFood como CNPJ ou CPF, mesmo estando no nome de outro representante legal;
  • o negócio deve operar em uma das 300 cidades participantes do programa.

O cadastro com CPF não está disponível em todas as cidades do país. Para saber se você está em uma das 300 cidades participantes do programa, acesse a página de cadastro, digite o CEP da sua loja e confira a disponibilidade da opção “Cadastro com CPF“. 

Cadastro com CPF

Por quanto tempo posso vender no iFood sem CNPJ?

Apesar de poder vender no iFood com CPF, não se pode esquecer da importância da formalização para um crescimento sustentável do negócio.

Ao começar a vender no iFood com CPF, sua loja terá um período de 12 meses para se regularizar e emitir um CNPJ. Uma empresa MEI pode vender no iFood, sendo um formato de formalização mais simplificado, indicado para quem está começando.

Caso sua loja alcance 500 ou mais pedidos em um mês, ou supere o faturamento mensal de R$ 20 mil, a formalização deverá ser feita em um prazo de até 90 dias, contando a partir do atingimento desse volume de pedidos ou valor de faturamento.

A formalização é um passo importante para qualquer negócio. Empresas que contam com um CNPJ conseguem fechar melhores parcerias comerciais, acessar linhas de créditos e também podem receber subsídios do governo.

Quais são as outras regras do projeto?

Quem se cadastrar no iFood com CPF podem apenas usar cupons subsidiados pela plataforma, ficando impedido de acessar cupons e campanhas de incentivo.

A tributação das lojas cadastradas na modalidade variam conforme o estado. No entanto, de forma simplificada, será preciso emitir uma Nota Fiscal avulsa e recolher o ICMS.

Negócios parceiros cadastrados com CPF também precisam declarar o rendimento na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, podendo solicitar apoio por meio dos serviços de contabilidade.

Entendeu como vender no iFood com CPF? Lembre-se de que se cadastrar no iFood com CPF é um passo interessante para começar a vender, mas a formalização da sua empresa não pode ser deixada de lado.

Aproveite e aprenda como abrir um MEI, para que você consiga profissionalizar cada vez mais o seu negócio!

396 respostas

  1. Gostaria de desativar minha loja do iFood já tentei desativar porém não consigo entrar no portal do parceiro

    1. Olá, Lucas. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  2. como faço para realizar o cadastro com o cpf. inicio e quando finalizo, pede o cnpj

    1. Oi Ana Beatriz, beleza? Você já conferiu se o cadastro com o CPF está disponível para sua cidade? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2.

  3. Fiz meu cadastro com cpf do meu irmao e devido ao prazo pra trocar pelo cnpj foi excluido. Por alguns motivos eu nao podia abrir um cnpj antes .. se eu fizer o cnpj agora mas no meu nome consigo recuperar a conta no ifood? O portal do parceiro nem carrega mais nada

    1. Olá, Patricia. Tudo bem?
      Como você não tem acesso à conta anterior, recomendamos que crie uma nova conta com o novo CNPJ. Após isso, você poderá solicitar a unificação por meio do Portal do Parceiro.

    1. Olá, Daiara. Tudo bem?
      Para que nosso time possa ajudar você, recomendamos que entre nesse link para acessar o chat de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Os primeiros passos são automatizados, em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

  4. Quero acessar a minha loja e não consigo
    Já tentei contato com a plataforma e não tive retorno preciso de uma ajuda

    1. Oi, Cristiano. Como você está sem acesso ao Portal do Parceiro, envie um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail, beleza? 😉 Vamos ajudar você!

  5. Boa noite, não estou conseguindo acessar o portal do parceiro, recebo o código mas sempre dá erro na página, preciso de ajuda.

    1. Oi Flávia, tudo bem? Estamos aqui para te ajudar, tá bem? Você está utilizando o perfil de Dono da loja para fazer a recuperação? Ficou sem acessar o Portal do Parceiro por algum período?

    1. Oi, Cristiano! Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/

  6. Como eu faço para falar com o suporte ?
    Eu preciso acessar a minha conta e não consigo não obtive respostas pelo watts zap preciso de uma posição ,tento entrar na conta da que não é aquele acesso ,eu não entendi

    1. Oi, Viviane. Como você está sem acesso ao Portal do Parceiro no momento, envie um direct para o perfil @ifoodparaparceiros, que vamos ajudar você! Basta encaminhar por lá o CNPJ da sua loja, e-mail cadastrado e um telefone para contato. 🙂

    1. Oi, Samara. Tudo bem? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Inclua a sua documentação e a documentação do restaurante. Logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! 🤩

  7. Olá, estou tentando cadastrar minha loja há 2 dias no CPF e não consigo, ele me manda o código para o e-mail e me dá um erro de página, preciso resolver com urgência pois só trabalho com emtrega

    1. Olá, Matias. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct com mais informações sobre o seu caso para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

    1. Oi, Marcel. Ao acessar a página de cadastro e inserir seus dados, ficará disponível um campo para preencher CNPJ ou CPF, caso essa possibilidade esteja disponível para você.

    1. Olá, Eva. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  8. Existe alguma lei que explique como se dá esse regramento para 500 ou mais pedidos em um mês, ou supere o faturamento mensal de R$ 20 mil?
    Minha dúvida é: Basta que esse regramento aconteça uma única vez para ter que se formalizar?
    Ou há que se ter recorrências? Quantas seriam?

    1. Olá, Anderson. Tudo bem?
      Fale com um dos nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.

  9. No comigo criar a conta no CPF,e a cidade está na lista,o CPF está regular junto a receita

    1. Olá, Ingrid. Tudo bem?
      Para que nosso time possa ajudar você, recomendamos que entre nesse link para acessar o chat de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Os primeiros passos são automatizados, em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

      Se ainda precisar de ajuda, entre em contato com a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros que vamos ajudar você! 😊

  10. Moro em Belo Horizonte e estou tentando fazer o meu cadastro como CPF pois averiguei que estamos dentro das 300 cidades, porém na hora do cadastro é informado que para minha cidade é somente utilizando o CNPJ

    1. Oi, Vitória. Nesse caso, recomendamos que você acesse este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Após acessar o chat de cadastro, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso. 😉

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