Se você gosta de gastronomia, provavelmente já ouviu falar da culinária de fusão. Uma ideia muito parecida é proposta pela cozinha contemporânea, que também se baseia na combinação de diferentes conceitos, inovações e sabores para criar pratos únicos.
O brasileiro é perito nesse tipo de culinária e, muitas vezes, nem percebe. Afinal, é comum encontrar itens como pizza ou hambúrguer de sushi no cardápio. Nos dois casos, o peixe cru é inserido na receita tradicional, com algumas adaptações.
A diferença da fusão e da culinária contemporânea é que essa última prevê a criação de pratos sofisticados — e esse pode ser o seu diferencial competitivo, sem ter que elevar os custos na mesma proporção. Isso porque você pode fazer receitas simples, mas muito saborosas.
Assim, destaca-se no mercado de food service, que registrou gastos de clientes equivalentes a R$ 61,4 bilhões no consumo fora de casa e delivery no 2° trimestre de 2024. Então, que tal aproveitar esse movimento e investir na alimentação contemporânea? Saiba mais sobre esse estilo de gastronomia a partir de agora.
O que é culinária contemporânea?
Culinária contemporânea é um estilo de gastronomia que prioriza o uso de ingredientes frescos e técnicas modernas e inovadoras para criar sabores únicos. Marcado pela criatividade, esse tipo de culinária combina tendências e tradição para fazer uma refeição realmente diferenciada.
Quer um exemplo? Você pode polvilhar queijo trufado em um macarrão servido em uma crosta de fermentação. Outra opção é a pizza de tapioca, que pode receber uma série de ingredientes diferentes.
Como surgiu a cozinha contemporânea?
A cozinha contemporânea surgiu pela mistura de várias culinárias tradicionais do mundo, como a italiana, a japonesa, a árabe e outras. Não existe uma data específica para sua adoção. De toda forma, ela é relativamente recente e incentiva a exploração de novas possibilidades.
Comece sua preparação assistindo a essa trilha de conteúdos para ter um delivery de sucesso! É só clicar a seguir.
O que caracteriza a alimentação contemporânea?
A alimentação contemporânea se caracteriza por inovação e criatividade, fusão de sabores, interatividade e sustentabilidade no restaurante. Na prática, cozinhar se torna uma arte e vai além de apenas servir uma refeição. Assim, torna-se um hábito cultural, de consciência ambiental e experiência gastronômica global. Portanto, é um estilo de vida.
Dessa forma, o cliente que pede um delivery de comida contemporânea deseja sentir os sabores e aromas, assim como ver uma apresentação diferenciada. Para isso, os pratos precisam contar com ingredientes de alta qualidade, por mais simples que sejam.
Isso significa que as receitas da cozinha contemporânea podem abranger outros movimentos, como o farm to table, que prevê a compra de ingredientes a partir de produtores locais. Também se incentiva ter uma horta no próprio restaurante.
Quais são os conceitos dos restaurantes contemporâneos?
Uso de ingredientes frescos
A cozinha contemporânea privilegia o uso de ingredientes frescos, especialmente cultivados em horta orgânica e/ou adquiridos de produtores locais. Essa medida também estimula a sustentabilidade e pode levar até à criação de um cardápio sazonal. Nesse sentido, utiliza-se muitas ervas, produtos orgânicos e flores comestíveis, além de produtos artesanais regionais.
Adoção de novas tecnologias para preparar as refeições
A implementação de novas tecnologias e técnicas culinárias é fundamental na gastronomia contemporânea. O objetivo é atingir sabores exclusivos. Aqui, uma proposta é o sous vide, que preserva cor, sabor, aroma, textura e nutrientes dos alimentos.
Criação de pratos multiculturais
Ao saber o que é cozinha contemporânea, você precisa entender que a fusão é um integrante importante dessa culinária. A ideia é valorizar várias culturas ao usar ingredientes de diferentes países para ter um resultado diferenciado. É o caso de adicionar trufas a uma pizza.
Apresentações diferenciadas
Os pratos de comida contemporânea têm forte apelo visual. O empratamento é lindo e faz os clientes “comerem com os olhos”. Por isso, os pratos contam com diferentes cores e existem louças específicas para certos alimentos, a fim de deixar mais sofisticado.
Aposta no minimalismo
Um restaurante contemporâneo não tem um prato cheio de itens. Na verdade, chegam pequenas porções à mesa e o cliente consome várias delas. Assim, ele tem a chance de experimentar muitas opções do cardápio, como entrada, sobremesa, acompanhamentos, prato principal etc.
No caso do delivery, crie combos com diferentes pratos e ofereça a possibilidade de personalização. Essa é uma maneira de adaptar essa gastronomia ao modelo de negócio.
Eliminação de preconceitos
Como preza pela criatividade e inovação, a cozinha contemporânea é totalmente sem preconceitos. Por isso, você pode unir um elemento super tradicional e regional a outro luxuoso. Basta verificar se há uma boa combinação no paladar. Então, teste quantas vezes precisar e incentive a equipe a ter novas ideias.
Oferta de vinho como acompanhamento
O vinho é a bebida ideal para a gastronomia contemporânea. Assim, vale a pena fazer essa indicação no seu cardápio digital e físico. Aqui, o recomendado é verificar a melhor harmonização possível.
Preferência pelo estilo de vida saudável
Dentro da ideia de ingredientes frescos, a culinária contemporânea tem foco na alimentação saudável. Portanto, a proposta é utilizar bons produtos, tanto no quesito produtivo quanto nos critérios relativos ao organismo.
Investimento nos cardápios vegano e vegetariano
Um cardápio vegano e/ou vegetariano é outra iniciativa da cozinha contemporânea, ainda que não seja obrigatório. O motivo principal é a escolha por ingredientes saudáveis e frescos. Porém, essa proposta está de acordo com a tendência dos hábitos alimentares dos brasileiros.
Isso porque uma pesquisa do Ibope indicou que 30 milhões de pessoas são vegetarianas ou veganas. Esse total representa 14% do total da população. Esse dado é tão representativo que existe até o Dia Mundial do Veganismo, celebrado em 1° de novembro.
O que não existe em um restaurante contemporâneo?
Em um restaurante contemporâneo, não existe preparo antecipado. Recomenda-se fazer o mise en place, mas não adiantar uma grande quantidade de itens, para garantir que os ingredientes estejam sempre frescos.
Então, evite pensar em deixar tudo pronto para apenas fazer o empratamento. Além disso, nunca use o micro-ondas, que é totalmente contraindicado.
Quais as vantagens da cozinha contemporânea?
- Você pode negociar preços melhores com os produtos locais.
- Seus clientes têm uma experiência de consumo diferenciada.
- Fica mais fácil conquistar vantagem competitiva e se destacar da concorrência.
- Há um potencial de faturamento maior devido à diferenciação.
- É possível atrair clientes a partir de um público mais amplo, já que a preferência por alimentos orgânicos e saudáveis está em alta.
5 receitas da gastronomia contemporânea
1. Grão-de-bico oriental
Ingredientes:
- 1 kg de grão-de-bico
- 50 ml de shoyu
- 30g de base de tomate desidratado
- 25g de amido de milho
- 10g de páprica
- 300 ml de suco de laranja
- 200g de pimentão verde
- 120g de cebola roxa
- 50 ml de azeite
- 25 ml de óleo de gergelim
- 30g de gergelim
- 200g de brócolis
- 200g de açúcar
Modo de preparo:
Coloque suco de laranja, açúcar e base de tomate desidratado em uma panela em fogo médio e deixe ferver por 10 minutos. Enquanto isso, corte a cebola e o pimentão e solte os ramos do brócolis. Doure esses legumes com azeite em uma frigideira colocada em fogo alto. Então, adicione o grão-de-bico cozido, a páprica e o óleo de gergelim. Misture bem e adicione o amido de milho, após dissolvê-la em separado em água fria. Coloque no grão-de-bico e adicione o caldo com suco de laranja. Espere engrossar e caramelizar. Então, salpique gergelim e sirva.
2. Risoto de beterraba com queijo de cabra
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 4 xícaras de caldo de legumes
- 1 beterraba média cozida e picada
- 1 cebola picada
- ½ xícara de vinho branco
- 100g de queijo de cabra esfarelado
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola em um fio de azeite em uma frigideira e, quando dourar, acrescente o arroz e mexa por cerca de 2 minutos. Em seguida, coloque o vinho branco e misture até evaporar. Então, coloque o caldo de legumes e continue mexendo. Continue fazendo esse processo e adicionando o caldo sempre que terminar até o arroz ficar al dente. Depois, coloque a beterraba e o queijo de cabra. Misture, ajuste o tempero e sirva polvilhando um pouco mais de queijo de cabra.
3. Sushi brasiliense
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz japonês
- ½ xícara de vinagre de arroz
- ¼ xícara de açúcar
- 1 pepino cortado em fatias finas
- 1 abacate em fatias
- 200g de salmão fresco em tiras
- Folhas de nori (alga)
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz japonês e espere esfriar, conforme a embalagem. Então, misture açúcar, vinagre e sal em uma tigela à parte. Em uma folha de nori sobre a esteira de sushi, espalhe uma camada de arroz e deixe somente uma borda no canto superior. Então, coloque as fatias de abacate, pepino e salmão, enrole com firmeza e corte em peças. Sirva com shoyu.
4. Tacos de peixe com molho de abacate
Ingredientes:
- 400g de filé de peixe (pode ser linguado ou tilápia)
- 8 tortillas de milho
- 1 abacate maduro
- Suco de 1 limão
- ½ cebola roxa picada
- 1 tomate picado
- Coentro a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Tempere os filés de peixe com pimenta, sal e azeite, e grelhe na frigideira por cerca de 5 minutos de cada lado. Em uma tigela, amasse o abacate e coloque coentro, cebola, limão, tomate e sal, bem ao estilo do guacamole. Em uma frigideira, grelhe as tortillas por 1 a 2 minutos e monte os tacos colocando o peixe com o abacate temperado.
5. Salada de quinoa com legumes grelhados
Ingredientes:
- 1 xícara de quinoa
- 2 xícaras de água
- 1 abobrinha fatiada
- 1 pimentão vermelho fatiado
- 1 cenoura ralada
- ½ xícara de grão-de-bico cozido (opcional)
- Azeite de oliva
- Sal, pimenta e outros temperos a gosto (manjericão, orégano, salsinha etc.)
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa até a água evaporar e ficar macio. Então, reserve, pegue uma frigideira e aplique um fio de azeite para grelhar a abobrinha, a cenoura e o pimentão. Espere ficarem dourados. Então, misture os legumes com a quinoa e o grão-de-bico cozido (se quiser) e tempere.
Como montar seu restaurante de comida contemporânea?
- Faça um bom planejamento com o conceito do restaurante.
- Crie um plano de negócios estruturado.
- Avalie o investimento necessário e o orçamento disponível.
- Verifique o modelo de negócio que adotará, se será apenas delivery, só salão ou ambos.
- Defina o layout do restaurante, caso tenha uma unidade física.
- Compre os equipamentos ou opte por usar uma dark kitchen, com a verificação dos itens necessários.
- Contrate a equipe.
- Monte o cardápio.
- Faça parcerias com fornecedores, especialmente os locais.
- Adote uma estratégia de marketing digital eficiente.
- Abra sua loja no iFood para aumentar a divulgação.
Aqui, também é válido pensar na gestão de restaurante. Verifique tudo o que você precisa fazer e aprender para cuidar bem do seu negócio. Além disso, vale a pena fazer cursos, como os do iFood Decola.
Assim, você abrirá seu restaurante de cozinha contemporânea e poderá receber pedidos de vários lugares. A partir disso, é só organizar a produção e a logística de entrega para ter boas avaliações e aproveitar o sucesso!
Então, que tal começar a sua empresa com o pé direito? Cadastre sua loja no iFood e tenha a chance de ter mais visibilidade, participar de cursos e consultorias e utilizar todas as alavancas promocionais que farão seu restaurante de comida contemporânea se destacar!