Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
9 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, o iFood se destaca como uma plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Se você é um empreendedor em busca de aumentar sua visibilidade e conquistar mais clientes, cadastrar-se no iFood é uma excelente estratégia.

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no dia, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood você precisará dos seus dados pessoais e os dados da empresa.

Os dados da empresa que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como Pessoa Física, utilizando somente o CPF. Essa iniciativa visa incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas e, além disso, para que sua loja continue ativa no iFood você precisará criar uma empresa em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: você vai precisar ter uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei
  • 3º passo: clique em Quero ser MEI
  • 4º passo: selecione a opção ‘Formalize-se’
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado
  • 6º passo: oreencha os dados do seu negócio. Importante: Tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Quais são as taxas cobradas?

Existem duas modalidades de planos iFood: o Básico e o Entrega.

No Básico, a sua loja fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pela própria loja. Nesse caso, as taxas cobradas são de 12% de comissão sobre o valor dos pedidos e uma mensalidade de 110 reais.

No plano Entrega, sua loja também fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pelos parceiros iFood. Nesse caso, as taxas são 23% de comissão sobre o valor do pedido e uma mensalidade de 150 reais.

Além disso, ambos planos cobram uma taxa de 3.5% sobre os pedidos pagos pelo app do iFood. Outro ponto a destacar é que a mensalidade dos planos é cobrada apenas se o seu restaurante vender mais que R$ 1.800,00 no mês.

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • na página seguinte, apresente as informações de endereço da sua loja. Em seguida, clique em continuar;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • preencha os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • em seguida, você deve preencher as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • agora você deve apresentar os dados bancários da sua empresa. Caso não tenha uma conta de pessoa jurídica, você pode abrir uma Conta Digital iFood;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para acessar sua conta no iFood e para receber todas as comunicações;
  • pronto! Agora o iFood vai analisar todas as informações enviadas e entrará em contato com você por e-mail;
  • após a validação, você receberá o contrato para assinar e poderá configurar sua loja e cardápio.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Quem define a data de início de vendas é você. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Como eu solicito ajuda?

No Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Caso a sua dúvida permaneça, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado ou falar pelo chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro.

Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do iFood, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará digitar o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

No dia agendado, você receberá um tour pelo Gestor de Pedidos e sua loja estará pronta para receber pedidos no iFood.

Agora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja em parceira do iFood!

140 respostas

  1. Olá, acabei de fazer o cadastro da minha loja porém não foi solicitado dados bancários. Apenas apareceu uma mensagem pedindo que eu aguardasse até 48 horas para assinatura de contrato. Só é solicitado dados bancários depois?

    1. Isso mesmo, Gessyca! 🙂 Depois que você envia sua documentação e a documentação da sua empresa, seus dados vão para análise interna do nosso time. Só depois de aprovado você poderá configurar sua loja e começar a vender. 😉

  2. Olá,
    tem como trocar o CNPJ e e-mail?
    Estou tentando cadastrar com o CNPJ novo e Ativo, mais não tem a categoria Presentes

    aguardo retorno

    1. Oi, Margareth. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar em: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 😉

  3. Oi, bom dia, eu tenho uma loja de produtos naturais, e vi que se encaixa no shopping, mas os planos que aparecem pra mim quando vou realizar o cadastro são somente os planos para restaurantes, com as taxas de restaurantes, como faço? No chat não obtive ajuda, o link que eles me mandaram é o mesmo que está dando errado inicialmente.

    1. Olá, Cosme. Tudo bem?
      Para que nosso time possa ajudar você e tirar as suas dúvidas, envie uma direct para nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

    1. Olá, Angela. Tudo bem?
      Para que nossa equipe possa te ajudar, entre em contato com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro. Basta clicar em ‘Ajuda’ no canto superior direito.

  4. Boa tarde
    Estou querendo montar um delivery junto ao ifood, em casa na minha cozinha, ja sou mei preciso saber se preciso solicitar alvara da vigilância sanitária . Para exercer a funcao em casa.

    1. Oi, Luciene, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  5. boa tarde,
    Quero muito fazer o meu cadastro, com vocês.
    Minha dúvida é, sobre o valor cobrado mensal mas o valor da postagem.
    Tem que pagar tanto mensal com também a comissão, isso ?

    1. Oi Stefanie! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  6. Olá ifood boa tarde eu sou Entregador e minha conta Foi Bloqueada pois tenho 2 celular 1 um descarregou completamente aí peguei o outro celular baixei o aplicativo e na hora que fui entrar na conta Deu bloqueio no aplicativo desativaram minha conta definitivamente por conta que foi uma aparelho Suspeito preciso que alguém resolva esse caso pq toda vez que mando msg esclarecendo o que aconteceu da como Solicitação Rejeitada e conta Desativada Definitiva por causa de um celular que eu msm entrei.

    1. Oi, Jeferson. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM, beleza? 😉

    1. Olá, Adriana. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  7. Estou montando batata recheada a minha filha tem CNPJ e o dela que uso posso usar no aifud também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro