Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
11 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, saber como fazer o cadastro no iFood é sinônimo de estar na plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Afinal, com 80,8% de participação de mercado, abrir a sua conta significa ter acesso a uma gama ampla de clientes, com a possibilidade de fazer seu faturamento crescer.

Portanto, é uma excelente estratégia saber como se cadastrar no iFood para vender. Afinal, além de estar na maior audiência do Brasil, seu negócio poderá participar dos mais de 100 milhões de pedidos mensais da plataforma. É ou não é a chance de se destacar e conquistar o seu espaço?

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no iFood, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood, você precisará dos seus dados pessoais e os da empresa. Os documentos do negócio que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de Microempreendedor Individual – MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com Windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

Quais são os requisitos para cadastrar minha empresa no iFood?

Os requisitos para cadastrar sua empresa no iFood são o CNPJ válido, o CNAE do ramo alimentício e a conta-corrente de pessoa jurídica. Para MEIs, é autorizada a conta bancária de pessoa física. Além disso, é possível vender com CPF, mas é contraindicado. Isso porque existem regras mais restritas e você terá que abrir seu cadastro como empresa.

Ou seja, é possível saber como abrir conta no iFood com CPF. Porém, o ideal é buscar a regularização do CNPJ para ter mais tranquilidade e liberdade nas suas ações.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como pessoa física. Essa iniciativa visa a incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas. Além disso, para continuar ativo, o estabelecimento precisa ter um CNPJ em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ como MEI (natureza jurídica simplificada e que costuma ser a primeira etapa para empreendedores), basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: abra uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar;
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei;
  • 3º passo: clique em “Quero ser MEI”;
  • 4º passo: selecione a opção “Formalize-se”;
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado;
  • 6º passo: preencha os dados do seu negócio. Importante: tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Aqui, vale destacar que alguns municípios exigem mais detalhes, mesmo para MEIs. Por exemplo, inscrição municipal ou emissão de alvará. Por isso, verifique o que mais precisa ser feito na sua prefeitura.

Confira, também, se é preciso realizar alguma regularização perante o governo estadual, já que a atividade de comércio tem a emissão de nota fiscal pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Se tiver qualquer dúvida, o mais indicado é entrar em contato com algum contador. Desse modo, você evita problemas e garante que o seu negócio esteja devidamente formalizado.

Quais são os planos do iFood cadastro?

Os planos do iFood cadastro são Básico e Entrega. O primeiro é mais simples, mas tem soluções importantes para fazer seu negócio crescer. Já o segundo é mais completo e permite que você use a logística de delivery da plataforma.

Saiba mais na tabela a seguir.

Plano BásicoPlano Entrega
MensalidadeR$130R$150
EntregaFeita pela lojaFeita pelos parceiros iFood
BenefíciosMensalidade isenta por 2 meses
Acesso ao Gestor de Pedidos
Acesso a ferramentas de marketing
Mensalidade isenta por 2 meses
Acesso ao Gestor de Pedidos
Acesso a ferramentas de marketing
Rastreio da entrega em tempo real
Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega
Seguro contra fraudes na entrega

Em ambos os planos do iFood cadastro, a sua loja fica visível no aplicativo de delivery. Vale a pena mencionar que a isenção da mensalidade é válida por 2 meses. A cobrança só ocorre se o seu restaurante vender mais do que R$1.800,00 no mês.

Quais são as taxas cobradas ao se cadastrar no iFood para vender?

As taxas cobradas ao se cadastrar no iFood para vender mudam conforme o plano escolhido. Veja quais são os percentuais incidentes em cada caso.

Plano BásicoPlano Entrega
Comissão sobre pedidos delivery12%23%
Taxa para pedidos pagos via iFood3,2%3,2%

Saiba que a comissão sobre pedidos delivery é isenta por 2 meses, caso você tenha até 30 pedidos por mês. Acima disso, a cobrança é realizada.

Quem paga as taxas do iFood?

As taxas do iFood são pagas pelo cliente e pela loja parceira. Você pode verificar quais valores foram cobrados do seu estabelecimento no Portal do Parceiro, na aba “Financeiro”.

Você ainda pode ver o campo “Valor pago pelos clientes ao iFood”. Ali, estão as taxas de serviço, por exemplo, incidente quando o valor total do pedido é abaixo de um limite mínimo, como R$20.

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • apresente as informações de endereço da sua loja na página seguinte. Em seguida, clique em continuar;
  • insira os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • preencha as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para saber como entrar no iFood e receber todas as comunicações;
  • aguarde a análise de todas as informações enviadas. Se estiver tudo correto, o iFood entrará em contato com você por e-mail;
  • receba o contrato para assinar após a validação dos dados. Então, você já poderá configurar sua loja e cardápio.

Você também pode aproveitar outras soluções do iFood para fazer seu negócio crescer mais. A Conta Digital iFood Pago é um exemplo. Além de ser uma conta bancária para pessoa jurídica, tem ferramentas específicas para apoiar os restaurantes no seu crescimento.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Seu negócio estará disponível no iFood a partir do momento que você quiser! Coma a validação dos dados, quem define a data de início de vendas é o próprio empreendedor. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Dessa forma, você já sabe como fazer cadastro no iFood e precisa apenas buscar as soluções que contribuirão para o crescimento do seu negócio. Aqui, a recomendação é participar dos cursos do iFood Decola e aproveitar as alavancas promocionais disponibilizadas pela plataforma.

Como eu vou receber o valor dos pedidos pagos pelo iFood?

Você vai receber o valor dos pedidos pagos pelo iFood diretamente na sua conta digital cadastrada. Além disso, todos os repasses podem ser verificados na aba “Financeiro” do Portal do Parceiro.

Essa é uma informação importante na hora de saber como se cadastrar no iFood para vender. Afinal, é com a geração de receita que você poderá fazer seu negócio crescer e se destacar. 

Como eu solicito ajuda para o cadastro no iFood?

Para solicitar ajuda para o cadastro no iFood, você pode acessar o Portal do Parceiro, mais especificamente a aba “Chamados e ajuda. Nesse local, você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Se você ainda permanecer com questionamentos sobre “como cadastrar minha empresa no iFood”, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado. Outra opção é acionar o chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato com o iFood, e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro. Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do aplicativo, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará inserir o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Esse processo pode ser feito de várias formas:

Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

Como entrar no iFood?

Para saber como entrar no iFood, baixe o app iFood para Parceiros, disponível para Android e iOS. Depois de fazer o seu cadastro, faça o login e comece a usar o aplicativo. Para isso, você precisará configurar a sua loja. A partir disso, é só começar a vender!

Como acessar o Gestor de Pedidos?

Você acessa o Gestor de Pedidos dentro do aplicativo iFood para Parceiros. Assim, você pode gerenciar a operação da sua loja e cuidar de todos os pedidos dos clientes.

Saiba que você terá acesso ao Gestor de Pedidos ao saber como se cadastrar no iFood e ter os seus dados validados pela plataforma. A partir disso, poderá usar esse recurso, assim como as outras ferramentas disponíveis.

Quais são as vantagens do cadastro no iFood?

As vantagens do cadastro no iFood são variadas. Entre elas estão:

  • aumento da visibilidade para o restaurante;
  • possibilidade de atrair clientes novos;
  • acesso ao iFood Shop, plataforma de compras com mais de 900 fornecedores cadastrados para facilitar a aquisição de insumos e outros itens;
  • possibilidade de criar uma conta no iFood Pago e ter uma conta com soluções específicas para restaurantes;
  • acesso a consultoria gratuita com especialistas, além dos cursos do iFood Decola;
  • chance de utilizar a logística dos parceiros iFood;
  • melhoria do controle dos pedidos;
  • existência de um cardápio digital com fotos e descrições detalhadas dos seus produtos.

Dicas para aumentar as vendas no iFood

Além de saber como fazer cadastro no iFood, está na hora de conferir algumas dicas para aumentar suas vendas. Veja quais são as recomendações:

  • participe das promoções;
  • atualize e melhore o seu cardápio de forma contínua;
  • priorize a agilidade e a qualidade nas entregas;
  • fidelize os clientes;
  • divulgue o seu restaurante nas redes sociais;
  • estruture o seu processo logístico;
  • ofereça um bom atendimento ao cliente.

Com todas essas dicas, está na hora de fazer o seu cadastro no iFood. Afinal, estar na maior audiência de aplicativos de delivery do país faz toda a diferença, concorda? Então, queAgora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja uma parceira do iFood!

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Por Pedro Camargo

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Respostas de 140

  1. Olá, acabei de fazer o cadastro da minha loja porém não foi solicitado dados bancários. Apenas apareceu uma mensagem pedindo que eu aguardasse até 48 horas para assinatura de contrato. Só é solicitado dados bancários depois?

    1. Isso mesmo, Gessyca! 🙂 Depois que você envia sua documentação e a documentação da sua empresa, seus dados vão para análise interna do nosso time. Só depois de aprovado você poderá configurar sua loja e começar a vender. 😉

  2. Olá,
    tem como trocar o CNPJ e e-mail?
    Estou tentando cadastrar com o CNPJ novo e Ativo, mais não tem a categoria Presentes

    aguardo retorno

    1. Oi, Margareth. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar em: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 😉

  3. Oi, bom dia, eu tenho uma loja de produtos naturais, e vi que se encaixa no shopping, mas os planos que aparecem pra mim quando vou realizar o cadastro são somente os planos para restaurantes, com as taxas de restaurantes, como faço? No chat não obtive ajuda, o link que eles me mandaram é o mesmo que está dando errado inicialmente.

    1. Olá, Cosme. Tudo bem?
      Para que nosso time possa ajudar você e tirar as suas dúvidas, envie uma direct para nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

    1. Olá, Angela. Tudo bem?
      Para que nossa equipe possa te ajudar, entre em contato com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro. Basta clicar em ‘Ajuda’ no canto superior direito.

  4. Boa tarde
    Estou querendo montar um delivery junto ao ifood, em casa na minha cozinha, ja sou mei preciso saber se preciso solicitar alvara da vigilância sanitária . Para exercer a funcao em casa.

    1. Oi, Luciene, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  5. boa tarde,
    Quero muito fazer o meu cadastro, com vocês.
    Minha dúvida é, sobre o valor cobrado mensal mas o valor da postagem.
    Tem que pagar tanto mensal com também a comissão, isso ?

    1. Oi Stefanie! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  6. Olá ifood boa tarde eu sou Entregador e minha conta Foi Bloqueada pois tenho 2 celular 1 um descarregou completamente aí peguei o outro celular baixei o aplicativo e na hora que fui entrar na conta Deu bloqueio no aplicativo desativaram minha conta definitivamente por conta que foi uma aparelho Suspeito preciso que alguém resolva esse caso pq toda vez que mando msg esclarecendo o que aconteceu da como Solicitação Rejeitada e conta Desativada Definitiva por causa de um celular que eu msm entrei.

    1. Oi, Jeferson. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM, beleza? 😉

    1. Olá, Adriana. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  7. Estou montando batata recheada a minha filha tem CNPJ e o dela que uso posso usar no aifud também

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