Como vender no iFood com CPF?

Saiba como vender no iFood com CPF! Entenda quais são as regras para esse tipo de contrato e confira a importância da formalização!

Quer saber como vender no iFood com CPF? Visando incentivar cada vez mais o surgimento de novos negócios, está sendo implementada uma iniciativa que permite cadastrar seu negócio no iFood com CPF.

Continue a leitura para saber como fazer o cadastro no iFood com CPF e entenda as regras do programa!

Quem pode vender no iFood com CPF?

Visando fomentar o empreendedorismo, é possível cadastrar no iFood com CPF para negócios que não tem a formalização CNPJ, desde que você esteja enquadrado em uma das 300 cidades participantes do programa. Isso significa que agora tem como vender pelo iFood com pessoa física.

Quem tem uma loja participante no programa não precisa de CNPJ para vender no iFood, mas é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • o CPF deve estar regularizado junto à Receita Federal;
  • a loja não pode estar cadastrada no iFood como CNPJ ou CPF, mesmo estando no nome de outro representante legal;
  • o negócio deve operar em uma das 300 cidades participantes do programa.

O cadastro com CPF não está disponível em todas as cidades do país. Para saber se você está em uma das 300 cidades participantes do programa, acesse a página de cadastro, digite o CEP da sua loja e confira a disponibilidade da opção “Cadastro com CPF“. 

Cadastro com CPF

Por quanto tempo posso vender no iFood sem CNPJ?

Apesar de poder vender no iFood com CPF, não se pode esquecer da importância da formalização para um crescimento sustentável do negócio.

Ao começar a vender no iFood com CPF, sua loja terá um período de 12 meses para se regularizar e emitir um CNPJ. Uma empresa MEI pode vender no iFood, sendo um formato de formalização mais simplificado, indicado para quem está começando.

Caso sua loja alcance 500 ou mais pedidos em um mês, ou supere o faturamento mensal de R$ 20 mil, a formalização deverá ser feita em um prazo de até 90 dias, contando a partir do atingimento desse volume de pedidos ou valor de faturamento.

A formalização é um passo importante para qualquer negócio. Empresas que contam com um CNPJ conseguem fechar melhores parcerias comerciais, acessar linhas de créditos e também podem receber subsídios do governo.

Quais são as outras regras do projeto?

Quem se cadastrar no iFood com CPF podem apenas usar cupons subsidiados pela plataforma, ficando impedido de acessar cupons e campanhas de incentivo.

A tributação das lojas cadastradas na modalidade variam conforme o estado. No entanto, de forma simplificada, será preciso emitir uma Nota Fiscal avulsa e recolher o ICMS.

Negócios parceiros cadastrados com CPF também precisam declarar o rendimento na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, podendo solicitar apoio por meio dos serviços de contabilidade.

Entendeu como vender no iFood com CPF? Lembre-se de que se cadastrar no iFood com CPF é um passo interessante para começar a vender, mas a formalização da sua empresa não pode ser deixada de lado.

Aproveite e aprenda como abrir um MEI, para que você consiga profissionalizar cada vez mais o seu negócio!

410 respostas

  1. Boa tarde,

    Estou tentando cadastra meu CPF para vender, porem quando chegar na segunda etapa não consigo proceguir, pois pede o CNPJ, e não tenho firma aberta. Como faço para vender só com o CPF é um teste caso de certo abro a MEI.

    1. Oi, Natalia! Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/

  2. Segundo a informação do site a minha cidade está dentro par vender com cpf. Porém, não consigo fazer o cadastro só com o cpf na 2 etapa é pedido CNPJ e não consigo avançar, como faço? Queria vê se dá certo vender pelo o ifood.

  3. como encontrar a categoria da minha loja – shopping “acessorios paera presente”, so consigo encontrar as categorias voltada a alimentação

    1. Oi, Alexssandra! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  4. Tentei cadastrar meu cunhado, mas diz que ele ja tem cadastro com CPF, porém ele nunca tinha aberto conta na Ifood para ser parceiro

    1. Oi, Bruno. Você consegue contratar o plano Entrega sim, porém sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. 😉

    1. Oi Lucas, tudo bem? Como você não movimentou a sua loja por esse período, é provável que seu cadastro tenha sido cancelado por inatividade e será necessário fazer um novo. Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Se ainda tiver alguma dúvida pode nos chamar!

  5. Estou a 3 meses tentando cadastrar pelo meu CPF e diz que tem uma tentativa de cadastro o meu nome e nunca consigo. Preciso de um suporte de alguém que não seja um robô, poderiam me ajudar?

    1. Oi, Diego. Vamos te ajudar a resolver! 🙂 Envie seus dados de cadastro pela DM do nosso Instagram @ifoodparaparceiros, combinado? Te esperamos!

  6. A um tempo atrás fiz o cadastro no Ifood , mais depois eu desisti. Agora quero voltar , mais ao entrar no cadastro fala que as informações estão incorreta, e ao fazer um novo cadastro não consigo porque fala que já tenho uma conta com o meu CPF . Como faço para voltar , quero vender pelo Ifood.

    1. Olá, Mariana! Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso poderia, por favor, entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Por lá conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso. 😊

  7. Bom dia! Mudei de estado e ainda não transferi meu CNPJ. Posso usá-lo no ifood da cidade atual que estou morando?

    1. Olá, Mara. Tudo bem? Nesse caso é necessário fazer a troca do endereço primeiro. Se precisar de mais informações, entre em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros) 😊

    1. Oi, Taiane! Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/

  8. minha mãe esta regularizando o CNPJ dela , enquanto isso ela queria abrir com o CPF. Como posso inscreve-la?

    1. Olá, Patrícia. Tudo bem? 😃
      Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro.
      Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/
      Verifique disponibilidade das cidades com CPF

  9. Estou tentando ajudar meu primo cadastrar e empresa dele de lanche no Ifood,mas há muitas dúvidas sobre taxas cobrada, entregas, questão de planos etc…
    O site não explica muito 😥
    Cheguei fazer o cadastro,mas parei aqui nessa parte de fazer o cadastro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...