Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?

O que ter em mente para aumentar as suas chances de abrir um negócio lucrativo? Confira no post!

Você quer conhecer os melhores negócios lucrativos para investir? Muitas pessoas têm o sonho de empreender. Para isso, é importante conhecer as áreas em alta — como é o caso da alimentação.

Para ajudar empreendedores em dúvida, este post conta com a participação especialista Thiago Murça, especialista em negócios e de marketing digital. Ele oferece algumas dicas valiosas para aqueles desejam conhecer modelos de negócios rentáveis.

Conheça algumas das melhores ideias de negócios lucrativos para investir!

Qual é o negócio que dá mais lucro?

Começar um negócio com alto potencial lucrativo é algo promissor, mas esse potencial depende de muitos fatores, como a localidade, a situação econômica vigente e o nível de planejamento.

Também é preciso ter continuidade. É o que mostra a pesquisa Galunion Insights, de 2022: um dos principais desafios para empreendedores, citado por 39% deles, é justamente manter o negócio lucrativo. Já atrair clientes e manter as vendas é uma preocupação para 53% deles.

Uma opção acertada é abrir um estabelecimento alimentício, uma das principais opções de empreendimentos rentáveis. A alimentação é uma necessidade básica, o que explica o porquê de esse setor estar sempre em alta.

O mercado nacional está aquecido para os segmentos de comida e delivery. Thiago Murça explica que ambos andam juntos, mas não são a mesma coisa. Portanto, é como se dois campos diferentes de oportunidades se abrissem para o empreendedor.

Crescimento do delivery

Thiago cita os dados de uma pesquisa da Abrasel, que confirma o crescimento contínuo dos serviços de delivery:

“Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de comida registrou um crescimento impressionante de 7,5% a 8% em relação ao ano anterior, alcançando um valor de mercado de R$38 bilhões. O número de pedidos aumentou em 10%, com uma média de 2 pedidos por mês por pessoa, indicando uma mudança significativa nos hábitos de consumo.”

“Isso é um indicativo muito expressivo de que o segmento não parece que vai desaquecer nos próximos anos, sendo uma ótima oportunidade para que empresas de vários segmentos ofereçam esse serviço aos seus consumidores”, indica o publicitário.

Crescimento do mercado de alimentação

“O setor de alimentação recentemente alcançou um crescimento de mais de 7%, ultrapassando 1 trilhão em valor. Esses dados são impressionantes se considerarmos que essa é uma indústria consolidada e que não costuma ver grandes reviravoltas”, aponta Thiago.

É possível notar um crescimento um pouco maior no segmento de delivery, mercado que abrange outros tipos de produtos: produtos eletrônicos, itens de supermercado, serviços e lojas em geral. Quando ele se une à alimentação, as chances de sucesso aumentam.

É importante ter em mente que o negócio que dá mais lucro é o empreendimento bem estruturado. Em qualquer ramo é preciso investigar a demanda do mercado e o cenário geral.

Também é fundamental investir em qualificação para garantir o sucesso do seu empreendimento. Isso envolve o aprendizado da precificação inteligente e de vários aspectos para uma boa gestão.

O que montar para ganhar dinheiro em 2024?

Thiago cita que novas tendências de modelos de negócios são uma forte aposta para 2024, mas negócios digitais e serviços com foco na experiência do cliente também estão em alta. “Tudo é pautado pela tecnologia, que deve ocupar um espaço de ainda mais destaque em todas as operações, das menores às mais robustas”.

O empreendedor menciona alguns setores específicos e números que embasam as boas oportunidades:

  • saúde e bem-estar (crescimento de 12% em 2023 e expectativa de aumento de 15% em 2024);
  • educação (crescimento de 20% em 2023 e expectativa de aumento de 25% em 2024);
  • alimentação (com um crescimento de 8% em 2023 e expectativa de aumento de 10% em 2024).

Confira, a seguir, algumas alternativas específicas de iniciativas empresariais lucrativas e empreendimentos com bom retorno financeiro.

Venda de alimentos

food service é sempre uma aposta interessante, e são inúmeras as possibilidades nesse mercado. Você pode investir na comercialização de itens congelados, doces para festas, bolos de pote ou brigadeiros, por exemplo. É possível combinar o atendimento presencial ao delivery.

Food truck

Os food trucks são veículos adaptados para produzir e vender comida nas ruas. Com a praticidade desse tipo de serviço, a adesão das pessoas tende a ser ótima. É possível vender vários itens do ramo alimentício — e ainda utilizar o delivery.

Dropshipping

O empreendedor do dropshipping é o intermediário entre o consumidor final e o fornecedor. Diferentemente de uma loja virtual, seu negócio não tem estoque. Ou seja, os produtos são comprados por encomenda, após o cliente fazer o pedido.

No dropshipping, o consumidor não tem acesso ao fornecedor. Como os itens à venda não são facilmente encontrados no mercado, surge a demanda por um agente intermediário.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados consiste em fazer a divulgação de produtos em diferentes plataformas online. Podem ser, por exemplo, itens de vestuário, para a casa ou infoprodutos — como livros ou cursos digitais. Você recebe uma porcentagem a cada venda que vem do seu link.

Consultoria de marketing digital

O consultor de marketing digital orienta marcas a utilizar marketing estratégico na internet. Ele identifica as melhores oportunidades de negócios lucrativos, de acordo com os objetivos da empresa.

Esse profissional pode ser um parceiro, por exemplo, na hora de definir os investimentos e objetivos de marketing, mapeando personas e mostrando os canais mais indicados para assegurar a presença online da marca.

Brechó

Os brechós são lojas com preços mais acessíveis, mas que oferecem alternativas de qualidade. Seja por ter menor condição financeira, seja por buscar ativamente a moda sustentável, muita gente prefere comprar de brechós, em vez de lojas de roupas tradicionais.

Assistência em informática

Como a tecnologia está presente em quase todas as atividades das pessoas e das empresas, esse é um empreendimento com grandes chances de um bom retorno. Diante de imprevistos ou da necessidade de reparos, os profissionais de assistência em informática são muito requisitados.

Como se diferenciar em meio ao mercado?

Primeiramente, identifique um nicho de mercado com alta demanda. Thiago também enfatiza a importância de conhecer muito bem seu público-alvo. É preciso entender cada detalhe sobre seu comportamento, suas expectativas, os problemas que ele espera resolver ao adquirir um produto e entender as necessidades posteriores à compra.

“Isso exige muita pesquisa, uma comunicação personalizada e foco total na experiência. O ideal é segmentar cada ponto da estratégia para conseguir saber em qual momento da relação com a marca aquele cliente está“, explica.

Além de investimentos em inovação e tecnologia, ter um bom canal de contato, principalmente no pós-venda, é outro fator determinante para o sucesso de uma empresa.

“Todos devem estar somados a uma estratégia robusta de fidelização dos clientes. A fidelização sai muito mais barata que a aquisição de um cliente“, reforça Thiago.

É preciso fazer testes e medir constantemente a satisfação final do consumidor em cada interação. Só é preciso ter cuidado para evitar comportamentos invasivos, como ligar várias vezes ou enviar muitos e-mails para o cliente.

Fique de olho na concorrência para não repetir os erros dela. Um dos meios de se diferenciar é o bom atendimento.

Como garantir escalabilidade do negócio?

Para contribuir para a escalabilidade das suas operações:

  • conte com a tecnologia para automatizar processos;
  • crie uma cultura de decisões baseados em dados;
  • tenha um plano de marketing;
  • aproveite a computação em nuvem;
  • busque otimizar o desempenho;
  • segmente o público-alvo;
  • inove;
  • faça parcerias.

Independentemente da sua escolha entre os negócios lucrativos que citamos, é necessário estar sempre por dentro das melhores práticas adotadas na área. Assim, você garante que sua empresa se mantenha competitiva no mercado e consiga atrair um número cada vez maior de clientes.

Aproveite a visita para conferir os 8 passos essenciais para atingir o sucesso na gestão financeira de um restaurante!

4 respostas

  1. Boa noite, me chamo Miguel Ferreira, formado em Biomedicina, corretor de imóveis CRECI 96467, especialista em financiamento imobiliário pelo Programa Minha Casa Minha Vida e atuo numa empresa de grande porte no seguimento imobiliário em parcerias com quase 100% das construtoras do Brasil, como MRV, Direcional, Tenda, Cury, CTV, entre outras e também entrou recentemente com novas parcerias com Banco Pan, ZAP Imóveis e Viva Real.
    Nos fins de semana faço uma grana extra fazendo entregas pelo Ifood e pude perceber que essa plataforma de entregas possui milhares de entregadores que gostariam de realizar esse sonho de ter seu imóvel próprio através do benefício desse Programa do Governo, mas que muitos não tem acesso a essas informações e desconhecem que podem realizar esses sonho com condições muito facilitadas. Se a equipe do Ifood tiver Interesse em analisar essa oportunidade de negócio, estarei a disposição para agendarmos uma reunião com a diretoria da empresa.

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